domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sessão da Meia-Noite #24

Angel Heart, de Alan Parker

Harry Angel é um detective que tem de descobrir o paradeiro dum homem que desapareceu depois de regressar da guerra. No entanto, na Nova Orleães dos anos 50, andam muitos perigos pelas ruas e forças que Angel nunca pensava existirem. Thriller muito bem realizado por Alan Parker, com um ambiente pesado e que encaixa perfeitamente no filme. Mickey Rourke é o protagonista e tem uma interpretação memorável enquanto que Robert DeNiro tem uma participação pequena mas sinistra e assustadora. Um bom thriller com um excelente final.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sessão de Culto #23

Dead Men Don't Wear Plaid, de Carl Reiner

Escrito por Reiner, Steve Martin e George Gipe, temos aqui uma comédia que foi um flop comercial na altura da sua estreia mas que, com o passar dos anos, tornou-se em objecto de culto. Steve Martin é Rigby Reardon, um detective privado, que tem como missão descobrir a verdade sobre a misteriosa morte dum filantropo e fabricante de queijos.
Filmado a preto e branco e sempre com um ambiente muito Film Noir, o filme conta com a participação de Martin, do realizador Carl Reiner, Rachel Ward e de vários monstros do cinema clássico americano, como Humphrey Bogart e Burt Lancaster, através de vários clips de filmes antigos, aqui colocados para avançar na trama do filme, como se actores a representar nesta obra. Tal técnica funciona perfeitamente, sendo que Martin trabalha muito bem com as devidas cenas.
Uma comédia original, um verdadeiro hino cómico ao Film Noir e uma das obras de comédia mais subvalorizadas da década de 80. A descobrir.

Black Swan, de Darren Aronovsky (2010)

Passado no mundo do Ballet, uma jovem bailarina aparentemente inocente e sexualmente reprimida entra num mundo de pressão quando deseja o papel principal numa produção de O Lago dos Cisnes. No entanto, enquanto é perfeita no papel de Cisne Branco, o papel de Cisne Negro é algo que lhe está difícil de alcançar, sendo que este é o papel que representa o seu lado negro.
Um filme ambientado no mundo do Ballet clássico que, inesperadamente, é um thriller psicológico e extremamente perturbador! Aronovsky volta a apresentar-nos uma realização exemplar e perfeita, criando um ambiente perturbador e de grande tensão, auxiliado de forma brilhante por Natalie Portman, que confirma uma vez mais o seu valor como actriz.
O resto do elenco, composto por Vincent Cassel, Mila Kunis, Barbara Hershey e uma muito secundária Winora Ryder, estão muito bem. A ajudar ao ambiente pesado está a banda-sonora de Clint Mansell que utiliza a música do ballet de Lago dos Cisnes para criar a sua partitura e ajudar a criar o ambiente necessário à obra.
Até agora, o melhor filme a estrear em 2011 e um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos, com Portman a merecer o Óscar para o qual está nomeada. Brilhante!