quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Game of Thrones -série 1 (2011)

Baseado na saga criada por George R.R. Martin, Game of Thrones é a mais recente aposta da HBO, uma série dramática, cuja acção decorre durante a Idade Média. Tratando este mundo fictício como sendo real, a série recorre ainda a elementos de fantasia.
Ao longo da série, acompanhamos sete famílias nobres que lutam pelo domínio das terras de Westeros. Após um acontecimento trágico que envolve o filho mais novo da família Stark, família liderada por Eddard Stark, mão do Rei Robert Baratheon e casado com Cersei Lannister, cria-se um caminho que poderá levar a uma guerra entre a família Stark e a família Lannister. Entretanto, as restantes famílias querem governar as terras e uma guerra entre todas pode estar eminente.
Produzida com um elevado orçamento, Game of Thrones é uma excelente série dramática e mais uma grande aposta da HBO. Com um elenco formidável, liderado pelo sempre cool Sean Bean, a série tem ainda um argumento e diálogos muito bem conseguidos, personagens cativantes, momentos fantásticos e uma reconstituição da época fantástica. Nesta primeira temporada, não temos muito do elemento fantástico da série mas quando está presente, está muito bem conseguido.
A nível de realização e de interpretações, a série é mais uma da HBO que cumpre nesses departamentos: Sean Bean brilha como Eddard Stark (um papel fantástico para um actor algo sobrevalorizado, infelizmente), o jovem Jack Gleeson revela-se um excelente actor na pele de Joffrey Baratheon, conseguindo criar um ódio de estimação por parte dos espectadores, a revelação Emilia Clarke revela um bom futuro, a jovem Maisie Williams tem uma das melhores personagens da série e o americano Peter Dinklage mostra que o grande talento não se mede aos palmos, com uma soberba interpretação numa personagem fantástica.
Game of Thrones revela ser uma das melhores séries da actualidade, cheia de reviravoltas (especialmente no final de cada episódio) e onde, ao decorrer da série, o clima de tensão e as surpresas vão crescendo, terminando de forma totalmente inesperada e arriscada para uma série de televisão. Fantástico!

Classificação:
*****

2 comentários:

miguelp disse...

boa crítica, apenas acho que querias dizer que sean bean é algo subvalorizado, e não sobrevalorizado..tirando isso, a crítica está bastante bem construída

The movie_man disse...

Era isso mesmo que queria dizer, subvalorizado :)