terça-feira, 30 de outubro de 2007

Estreias em Novembro

Este Novembro parece que vai arrebentar com a escala. Não são estreias como Corrupção (o mutilado filme não-assinado por João Botelho e que é dinheiro garantido nas bilheteiras tugas) ou o remake de Halloween, de Rob Zombie que mais me puxam a atenção (embora este último tenha interesse em dar uma espreitadela). São filmes como os seguintes que aqui vou listar de seguida que me vão fazer correr à sala de cinema mais próxima:

-Paranoid Park, de Gus Van Sant;

-Hot Fuzz - Esquadrão de Província, dos criadores de Shaun of the dead;

-Gangster Americano, de Ridley Scott, com Russel Crowe e Denzel Washington;

-a reposição de Eraserhead, de David Lynch (muito bom);

-Shoot'em up, um olhar sarcástico dos filmes de acção, com Clive Owen, Monica Bellucci e Paul Giammatti;

-O Comboio das 3:10, de James Mangold, com Christian Bale e Russel Crowe (3:10 to Yuma).


Depois estão outros filmes que, se tiver oportunidade de ver, irei dar uma olhadela, tais como: Sicko; Elizabeth - The Golden Age; Across the Universe; Beowulf; Hitman - Agente 47 (baseado nos famosos jogos de video Hitman) e Lonely Hearts com Jared Leto, Salma Hayek, John Travolta e James Gandolfini (um filme muito pouco conhecido, tendo tido este ano uma estreia muito limitada nos States).


Mas para mim, este poderá ser o filme do mês e um dos grandes do ano: Eastern Promises, de David Cronenberg, com Viggo Mortensen, Naomi Watts e Vincent Cassel. Viggo Mortensen tem recebido grandes elogios pela suainterpretação nesta sua segunda colaborção com Cronenberg, depois do excelente A History Of Violence.

1 comentário:

JoÃoP disse...

Olha, as estreias da semana que mais me espicaçam a curiosidade são: Corrupção (sim, pela polémica, porque o João Botelho, do que já vi dele, é bom no que faz, etc); Domino (ok o Tony Scott é um pouco chato nos seus filmes… mas ainda não perdi a esperança nele); 30 days of night (parece-me realmente interessante); Tiempo de Valientes (pelo trailer que vi pareceu-me muito bom); Control (não sendo um grande conhecedor dos Joy Division já ouvi coisas boas do filme); Laitakaupungin valot (aprecio o trabalho de Kaurismaki); Shoot’em up e Hot fuzz (quase pelos mesmos motivos, parece); Don’t com knocking (não tem sido bem recebido, mas Wenders a regressar aos territórios onde foi feliz (Paris, Texas) é no mínimo interessante); Paranoid park e Eastern promises (no coments… por enquanto).
Depois há a reposição do Eraserhead.
Há também dois filmes que já vi e que são excelentes Zidane (uma experiência singular, apesar de algumas vozes dizerem o contrário e parece que com razão) e Moartea domnului Lazarescu (angustiante até ao tutano).
E há os que talvez sim, talvez não: Halloween; American Gangsters (tem piada,hoje em dia confio mais no irmão do Ridley…); Hitman; Beowulf; Sicko; The Invasion.