sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sessão de Culto #23

Dead Men Don't Wear Plaid, de Carl Reiner

Escrito por Reiner, Steve Martin e George Gipe, temos aqui uma comédia que foi um flop comercial na altura da sua estreia mas que, com o passar dos anos, tornou-se em objecto de culto. Steve Martin é Rigby Reardon, um detective privado, que tem como missão descobrir a verdade sobre a misteriosa morte dum filantropo e fabricante de queijos.
Filmado a preto e branco e sempre com um ambiente muito Film Noir, o filme conta com a participação de Martin, do realizador Carl Reiner, Rachel Ward e de vários monstros do cinema clássico americano, como Humphrey Bogart e Burt Lancaster, através de vários clips de filmes antigos, aqui colocados para avançar na trama do filme, como se actores a representar nesta obra. Tal técnica funciona perfeitamente, sendo que Martin trabalha muito bem com as devidas cenas.
Uma comédia original, um verdadeiro hino cómico ao Film Noir e uma das obras de comédia mais subvalorizadas da década de 80. A descobrir.

1 comentário:

Sam disse...

Não só é uma fantástica homenagem à História do Cinema (sobretudo, o dos anos 40 e 50), como se trata do melhor filme cómico dos anos 80.

Ou quando valia a pena ver um filme com Steve Martin...

Abraço.