sábado, 19 de janeiro de 2008

O Top Ten de 2007

Muito bem, após o pedido de muita gente (pelo menos uma), aqui vos deixo o meu top ten de 2007. Mas deixo já aqui um aviso: este top inclui apenas os filmes que vi no ano que passou (convém), estreado nesse mesmo ano nas salas portuguesas e, devo dizer, que infelizmente muito filme me escapou. Mas dos que vi, aqui está o meu top (sem ordem qualquer).


Rocky Balboa - de Sylvester Stallone


O primeiro Rocky (de 1976) é um clássico do cinema, com uma grande interpretação de Stallone. O segundo, realizado pelo actor, tentava ser como o primeiro (foi algo conseguido mas não totalmente), o terceiro e quarto eram Blockbusters puros (a época em que Stallone era um grande herói de acção com Rambo e Cobra), o quinto tentava ser a despedida da personagem e algo parecido com o primeiro (até o realizador do primeiro regressou) mas resultou no filme mais fraco da saga. 30 anos depois da estreia do primeiro, estreou este sexto capítulo da vida do pugilista. Resultado: um regresso em grande e uma grandiosa despedida de Rocky (este é o último filme). Stallone realizou, escreveu e interpretou o filme. A realização não é nada original mas o filme não é sobre isso. É sobre a nostalgia, a tristeza, o amor que o actor tem pela personagem que criou, a experiência de vida do actor (que é tão bem apresentada na personagem de Rocky) e a honestidade da personagem e, mais importante ainda, do actor. Um filme comovente e inesquecivel!! Uma das grandes surpresas do ano e um regresso em grande (tanto de Stallone como de Rocky).



Zodiac - de David Fincher


O que tinha a dizer sobre este filme de David Fincher já o escrevi na altura da sua estreia (e quanndo o vi novamente em DVD). Mas posso dizer algo de novo: isto é um grandioso épico. Fincher realiza um filme que começa na década de sessenta e termina no início da década de noventa. As personagens atravessam o tempo com uma obsessão pelo assassino e Fincher tem aqui um regresso em grande. O elenco é grandioso (Robert Downey Jr., Mark Rufallo, Jake Gyllenhaal, Anthony Edwards, etc. Um dos grandes filmes do ano, presente na selecção oficial do Festival De Cannes.


DeathProof - de Quentin Tarantino


A parte de Tarantino para o projecto Grindhouse é algo totalmente fantástico. Os diálogos voltam a toda a força, as interpretações são soberbas (então o Kurt Russel e a Vanessa Ferlito!!), as sequências de acção de cortar a respiração, as referências cinematográficas estão sempre presentes. Ou seja: isto é Tarantino total. E o Kurt Russel é um Deus!!!! 'Ladies...THAT was fun!!!'


Planet Terror - de Robert Rodriguez


E a parte de Rodriguez é a a mais fiel ao espírito Grindhouse. Uma homenagem total ao género de terror (e uma grande homenagem a John Carpenter, até na banda sonora), este Planet Terror foi diversão do início ao fim. E depois, temos a pérola (a frase de Bruce Willis). Grande mesmo.


Letters from Iwo Jima - de Clint Eastwood


O acompanhamento de Flags of our Fathers, este Letters from Iwo Jima apresenta-nos a conquista da praia de Iwo Jima na perspectiva dos japoneses. O resultado foi um filme bastante superior ao anterior do cineasta (e esse irá aparecer nesta lista) e tanbém um filme poético, de grande carga dramática. Ken Watanabe é o protagonista, Eastwood volta a mostrar o mestre que é e dá-nos uma enorme lição sobre realização! Um filme soberbo, simplesmente grandioso! O verdadeiro merecedor da edição passada dos Óscares.


(A partir daqui, não consegui colocar mais posters dos filmes mencionados. Peço desculap pelo incómodo. Cá vai o resto da lista, amigos!)
Flags of Our Fhaters - de Clint Eastwood


Este Flags of Our Fathers mostra-nos o lado americano da conquista da praia de Iwo Jima. Eastwodd juntou um elenco jovem (Ryan Phillipee, Jesse Bradford, Adam Beach, Paul Walker, etc.) e realizou um grande filme sobre o que é ser herói, amizade, honra, coragem. UM grandioso filme dum grandioso mestre.


INLAND EMPIRE - de David Lynch


Muito não vou dizer sobre a nova obra do realizador. Apenas que é um grande regresso de um dos melhores cineastas da actualidade. E novamente com Laura Dern. E o título deverá ser sempre escrito em maiúsculas.



Ratatouille - de Brad Bird


Este Ratatouille é uma delícia de filme! A melhor fita de animação do ano que passou. Do realizador do fantástico The Incredibles, Brad Bird volta em grande com este conto sobre um rato que se torna no chefe culinário num dos mais prestigiados restaurantes de Paris. Totalmente irrestível! A animação num tom clássico!!!


Knocked Up - de Judd Apatow


Do realizador de The Forty Year Old Virgin, este Knocked Up é uma comédia adulta sobre uma noite de sexo que acaba na gravidez de Katherine Heigl. Seth Rogen é um adorável desastrado, sempre pedrado e com um grupo de amigos (que planeiam criar uma base de dados sobre a nudez das celebridades na net). Um grupo de personagens tão tipícos mas tão iguais à vida real que conquistam o espectador. Apesar da brutalidade da linguagem, é um filme comovente e cómico sobre a passagem da imaturidade à verdadeira responsabilidade dum adulto. E tal passagem surge da forma mais inesperada. A melhor comédia do ano (a par de Superbad, que recebe uma honrosa menção, agora mesmo).


Rescue Dawn - de Werner Herzog


Christian Bale e Steve Zhan protagonizam este drama brutal sobre um aviador (de naturalidade alemã) que se despenha em campo inimigo, tornando-se um prisioneiro de guerra. Um relato de sobrevivência incrível, com uma grandiosa interpretação de Bale e revelando Steve Zhan como muito mais que um actor cómico (sempre tive esperanças!). Um filme poderoso, que deveria ter recebido mais atenção.

1 comentário:

Anónimo disse...

bem em relação ao top ten 2007 penso k os filmes foram muito bem elegidos. vi quase todos e quase todos tiveram um bom desempenho no meu ponto de vista...Preferência? não tenho nenhum em especial, mas verdade seja dita a co-produção entre tarantino e rodriguez está muito boa. mas regra geral todos tiveram fantásticos. as Cartas de Iwo Jima, com muita pena minha ainda não vi e com uma certa vergonha, pois o meu grande prof. de historia iria gostar de saber que as aulas deles foram bom conseguidas juntamente com a observação deste tipo de filmes! sem mais nada a dizer...fico a espera dosmelhores de 2008!
*Tânia*