segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cowboys & Aliens, de Jon Favreau (2011)

Após acordar sem memória e com um estranho aparelho no pulso, um forasteiro vai parar a uma pequena cidade. Lá é reconhecido como sendo um criminoso e é preso pelo sherife local. No entanto, um ataque realizado por naves estranhas atormenta a cidade e leva alguns dos habitantes, onde se inclui o filho do homem mais temido da região, o Coronel Dollarhyde. Este junta-se ao forasteiro e decidem descobrir quem organizou o ataque e resgatar os habitantes.
Realizado por Jon Favreau (Iron Man), produzido por Steven Spielberg e Ron Howard e com Damon Lindeloff (Lost) como co-argumentista, Cowboys & Aliens tinha tudo para ser um dos blockbusters do Verão. Juntando-se a essa equipa de peso, temos Daniel Craig, Harrison Ford, Olivia Wilde, Sam Rockwell e Paul Dano no elenco. No entanto, o juntar de dois géneros totalmente distintos já deu origem a experiências dolorosas (Wild, Wild West) e muito se receava que fosse acontecer o mesmo.
Tal não aconteceu. Temos aqui um blockbuster interessante e que acaba por entreter. No entanto, o filme acaba por perder-se um pouco e Favreau, que já provou ser um bom realizador, cria alguns momentos aborrecidos ao longo do filme.
O elenco principal está bem aproveitado: Craig é um bom herói, apesar da sua história ser algo mal aproveitada, Ford é Ford e convence sempre, Wilde é uma boa protagonista feminina mas o elenco secundário é mal utilizado: Rockwell tem uma personagem simples que serve por vezes como comic relief (quando poderia ser mais que isso) e Dano mal aparece em ecrã mas quando aparece convence. As cenas de acção são competentes, apesar dum combate final que deixa muito a desejar.
O problema acaba por estar no argumento, que poderia ter sido mais ousado, e na realização de Favreau, que acaba por falhar no ritmo que seria necessário para esta aventura.
Apesar das boas intenções (homenagear o Western era uma delas) e apesar dum trabalho competente, esperava-se mais deste Cowboys & Aliens, especialmente tendo em conta a equipa envolvida. Apesar disso, não é o desastre que poderia ter sido mas deveria ter sido melhor.

Classificação:
**/5

Sem comentários: