sábado, 8 de setembro de 2007

A casa dos Punhais Voadores (2004)

Já cá tinha o DVD em casa há algum tempo mas só agora me dediquei a ver este filme de 2004. Sempre o quis ver, atenção. E se valeu a pena a espera? Valeu, pois. Este House of Flying Daggers revela que Zhang Yimou é um excelente realizador, trabalhando com histórias fantásticas de lealdade, honra, amor e morte e cruzando-as com extraordinárias sequências de artes marciais e efeitos especiais. Zhang Yimou, para além disso, é em realizador bastante visual (já o era no filme anterior - Herói) e cria alguns dos mais belos planos da memória recente do cinema. Exemplo disso é o fantástico duelo final, no campo coberto de neve.
As interpretações são de alto nível, destacando, pois claro, Ziyi Zhang, já presente em Herói e também em O Tigre e o Dragão, de Ang Lee.

A não perder.

1 comentário:

JoÃoP disse...

Pois aqui já não partilho o teu entusiasmo. Achei o filme uma seca monumental e, pior ainda, muito engalanado. No Herói pareceu-me ver o entusiasmo de Yimou em trabalhar naquele género e a trabalhá-lo de forma perfeccionista. Aqui vejo o homem a jogar pelo seguro, jogando (somente?) com o excessivamente belo, o que só faz mal à barriga. E também (como o Herói) acho-o muito “para estrangeiro ver”. Não sei se já viste este último dele que estreou por cá. Esse sim acho um filmaço do camandro. E tem a Gong Li.