segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Indiana Jones and the Temple of Doom - de Steven Spielberg (1984)

Na altura da sua estreia, o filme não foi extremamente bem recebido por parte da critíca. Hoje em dia, há muitos que consideram esta segunda aventura de Indiana Jones (que se passa antes de Salteadores) a melhor aventura do arqueólogo. Trata-se de um filme mais violento e sombrio que o anterior (e o mais sombrio da saga, algo comum nos trabalhos de George Lucas. Já Star Wars encontrav o seu capítulo mais perturbador em The Empire Strikes Back).
Harrison Ford regressa como a mitíca personegem que criou (e tão bem que lhe assenta) e aqui está acompanhado por uma pequena criança chinesa, que é o seu ajudante, e uma cantora americana, que trabalha em Shanghai (Kate Capshaw, que se tornaria a senhora Spielberg). Lucas assina a produção e o argumento do filme, que aqui caminha por caminhos perigosos, entre o lado negro da alma humana e a luta libertadora de tal mal (com boas doses de humor negro).
Spielberg apresenta mais uma vez uma realização extremamente sólida e muitissimo competente, trazendo-nos uma excelente (e totalmente inesperada e diferente) sequela a Salteadores.
Encontramos aqui cenas memoráveis
(a cena do jantar no palácio do Maraja) que serviram de
inspiração a filmes futuros (a perseguição nos caminhos de ferro, por exemplo. E é uma das melhores perseguições da história do cinema... sem carros).

Mais um filme fundamental.

É o regresso da boa (e melhor) aventura.

Se todos os Blockbusters fossem assim...

Deixo-vos dois posters do filme (e que posters!)

Sem comentários: