sexta-feira, 8 de outubro de 2010

The House of the Devil, de Ti West (2009)

Uma jovem estudante, desesperada por dinheiro, aceita um trabalho de babysitter. No entanto, rapidamente descobre que não terá de tomar conta de crianças mas sim de uma idosa doente. Tendo de passar quatro horas na casa, a jovem rapidamente descobre que há algo de errado na casa.
O realizador Ti West escreve e realiza um filme que é uma verdadeira homenagem aos filmes de terror dos anos 70 e 80. E que homenagem! The House of the Devil pode não ganhar pela criatividade mas ganha, sem dúvida alguma, pela forma como o filme é executado. A realização de Ti West é bastante competente, o argumento apresenta bons diálogos, as interpretações estão acima da média e o ritmo utilizado pelo filme é soberbo: um ritmo lento que cria um ambiente de tensão e de suspense intenso, colando o espectador ao filme. Mesmo os momentos finais, o ponto fraco do filme, que recorre mais ao gore, acaba por meter respeito! Pelo meio, ainda encontramos um ou outro actor conhecido dentro do género (Lee Wallace, a mãe de E.T. e a protagonista de The Howling e Tom Noonan, o assassino de Manhunter, de Michael Mann).
The House of the Devil foi primeiro lançado em Video On Demand nos Estados Unidos e teve depois uma passagem muito limitada pelas salas de cinema americanas. No entanto, a crítica rendeu-se ao estilo 'escola antiga' do filme e à homenagem que tão bem sabe fazer, com uma fotografia cheia de grão, banda-sonora 80's e sem uso de CGI. O filme foi uma das obras de terror mais bem recebidas de 2009 e está a caminho de tornar-se objecto de culto. Infelizmente, entre nós o filme poderá permanecer inédito mesmo em DVD durante algum tempo. Foi boa a sua passagem pelo MOTELx deste ano.
The House of the Devil é uma excelente obra de terror e um dos melhores do género nos últimos anos. O terror de baixo orçamento em toda a sua glória!

Sem comentários: