quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ciclo David Fincher #1

Alien 3 (1992)

A produção de Alien 3 é vista como uma das mais complicadas de sempre. Depois de Vincent Ward sair do projecto devido a discordâncias criativas (a sua visão era algo interessante mas mais artística do que comercial), a Fox decide contratar Fincher, na altura um estreante na realização de longas-metragens. No entanto, apesar de toda a pressão e de este ser o seu primeiro trabalho no cinema como realizador, Fincher não permitiu que o estúdio o tratasse como um realizador por encomenda e decidiu tentar fazer o filme que queria, apesar de ter tudo contra si: a já referida pressão do estúdio, a aparente inexperiência, uma data de estreia cada vez mais próxima e o facto de começar a produção com um argumento inacabado.
O resultado é este Alien 3, um filme que saiu-se razoavelmente nas bilheteiras americanas e bem nas internacionais mas que foi mal recebido pela crítica e por muitos fãs da saga Alien, apesar do filme ser agora um objecto de culto e ter uma grande base de fãs. No entanto, apesar dos seus problemas e das suas dificuldades de produção (e do facto do estúdio ter mexido com a montagem final), este terceiro capítulo da saga é bastante interessante e uma boa adição à história de Ellen Ripley.
Quanto a Fincher, podemos ver aqui alguns dos aspectos que fariam parte da sua filmografia: ambiente escuro e violento, uma realização muito visual, uma boa direcção de actores, etc.
Uma boa estreia, apesar de todos os problemas e de várias ideias interessantes terem sido deixadas de lado.

Classificação:
***/5

Sem comentários: