quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ciclo David Fincher #2

Seven (1995)

Depois da má experiência na sua estreia na realização cinematográfica com Alien 3, Fincher embarca num projecto diferente, projecto esse que é, para muitos, a verdadeira estreia do realizador: Seven, um thriller sombrio e violento sobre dois policias que caçam um assassino em série, assassino esse que mata as suas vítimas de acordo com os sete pecados mortais.
Apesar dum tema pouco original, o argumento de Andrew Kevin Walker e a realização de Fincher fazem deste Seven um clássico do género, um filme que foi um êxito comercial e crítico e que revelou ser uma obra bastante influente, dentro e fora do seu género.
Com um leque de actores em excelente forma, uma realização muito visual e muito acima da média e um argumento inteligente e bem criado, Fincher tem aqui a sua rampa de lançamento, sendo agora visto como um dos mais promissores jovens realizadores de Hollywood.
A abordagem é simples: o espectador segue apenas os dois policias (Morgan Freeman e Brad Pitt) e nunca chega a ver a violência dos crimes cometidos, colocando assim o espectador no papel dum dos policias, de certa forma.
Seven marca também um outro marco na carreira de Fincher: a sua colaboração com Brad Pitt. Ambos trabalharam juntos em mais dois projectos (Fight Club e The Curious Case of Benjamin Button) e são sempre alguns dos mais interessantes projectos das carreiras de ambos.
Seven é um excelente thriller e um clássico moderno e a primeira prova de que Fincher tem talento para filmes diferentes e interessantes. Um dos favoritos da casa.

Destaque para os geniais créditos iniciais e para o brilhante final...

Classificação:
*****

Sem comentários: