segunda-feira, 26 de março de 2012

Jonah Hex, de Jimmy Hayward (2010)

Depois da sua família ser morta por Quentin Bull (John Malkovich) e pelos seus capangas, e após ser abandonado para morrer, Jonah Hex (Josh Brolin) é salvo por uma tribo de índios. Após recuperar, Jonah descobre que possuí a gora poderes sobrenaturais que pode usar para seu benefício. Desfigurado e com uma sede de vingança enorme, Jonah é recrutado pelos militares americanos quando estes descobrem que Quentin Bull pretende arrasar com o país.
Baseado nos comics da DC e realizado por Jimmy Hayward (Dr. Seuss' Horton Hears a Who), Jonah Hex é um Western sobrenatural com um elenco de luxo: Brolin, Malkovich, Michael Fassbender, Megan Fox e Michael Shannon. No entanto, apesar duma premissa bastante interessante com um material de origem adorado pelos fãs, a estreia de Jimmy Hayward no cinema em imagem real não poderia ser pior: uma realização fraca, uma má montagem, efeitos especiais fracos, um argumento pobre e muito mal desenvolvido, personagens ocas e talento muito mal aproveitado.
Josh Brolin está bem por aqui, devido ao facto de ser um bom actor. Apesar dum argumento limitado e duma personagem sem algum tipo de desenvolvimento, Brolin faz um bom trabalho como Hex; Malkovich faz o que sabe melhor: é Malkovich e isso é sempre bom, mesmo em filmes maus; Fassbender não se aproveita por aqui, sendo o capanga principal de Bull e um vilão fraco; Megan Fox, a pior adição no elenco, prova a sua falta de talento e não convence em altura nenhuma; Michael Shannon aparece uns segundos em ecrã apenas para gritar umas palavras. A sua participação é tão pequena e despercebida que apenas os mais atentos repararão no actor de Boardwalk Empire, num papel que poderia ter sido desempenhado por um figurante qualquer. E é assim que se desperdiça um bom elenco (à excepção de Fox).
Jonah Hex tem a curta duração de 71 minutos, sem contar com os créditos finais... Embora tal duração seja boa pois queremos que tal desastre acabe rápido, é má para o próprio filme: a curta duração impede o filme de desenvolver a sua história e as suas personagens quando, se o filme durasse mais uns 20 minutos, poderíamos estar mais bem servidos nesses aspectos tão importantes para um filme.
Hex representou um enorme fracasso para a Warner: teve um orçamento de 40 milhões (menos marketing), estreou no fim-de-semana de Toy Story 3 e rendeu apenas 10 milhões durante a sua passagem pelos cinemas americanos, não tendo estreado sequer em muitos mercados internacionais, como foi o caso de Portugal. O poder apelativo do filme já era pouco e, com um filme tão fraco, tornou-se ainda menos apelativo. Poderá entrar na categoria de "Tão Mau que é Bom" mas que é um desperdício de filme, lá isso é.

Classificação:
*/5

Sem comentários: