sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sessão de Culto #34

Clerks, de Kevin Smith (1994)

Clerks retrata um dia da vida de dois empregados duma loja de conveniência de New Jersey. Neste dia, os dois colegas enfrentam clientes que criam diversas conversas e discussões, para al´me de outros problemas.
Clerks é a obra de estreia de Kevin Smith, obra que foi produzida com um orçamento extremamente reduzido, que contou no elenco com alguns amigos do realizador. Clerks esteve presente no Festival de Sundance de 1994 e foi um dos grandes filmes sensação desse ano.
Estreado numa altura de mudança para o cinema independente americano (um pouco depois de outro êxito estrondoso que dá pelo nome de Reservoir Dogs), o primeiro filme de Kevin Smith abriu as portas ao realizador, deu a conhecer ao mundo duas personagens com uma enorme legião de fãs (Jay and Silent Bob) e tornou-se numa das obras de culto mais populares dos últimos 20 anos, dando origem a uma sequela, estreada em 2006.
Com um argumento irreverente e cheio de referências à cultura popular e com diálogos divertidos e bem criados, Clerks apresenta-nos a visão única dum realizador geek e que viria a trazer-nos algumas obras interessantes. No entanto, esta é ainda a sua melhor façanha.

Classificação:
*****

Sem comentários: