sexta-feira, 14 de maio de 2010

Kiss Kiss, Bang Bang, de Shane Black (2005)

Escrito e realizado por Shane Black, argumentista de vários filmes de comédia acção extremamente populares como Letahl Weapon 1 e 2, Kiss Kiss, Bang Bang insere-se nesse mesmo género. No entanto, enquanto que Black revolucionou o 'buddy cop movies' com Lethal Weapons e afins, aqui reinventa a comédia de acção, com um argumento muito bem escrito, onde satiriza vários clichés do género e com três personagens muito bem cuidadas e divertidas.
Com personagens tão bem criadas, Black dá assim a oportunidade a três actortes brilharem: Robert Downey Jr., Val Kilmer e Michelle Monaghan (Downey Jr começou aqui a regressar aos seus tempos de glória tornando-se mais requisitado, Kilmer poderia ter aproveitado a oportunidade devido às excelentes críticas que ambos receberam mas continuou a envolver-se em projectos fracos e Monaghan teve aqui mais uma rampa de lançamento, juntamente com M:I 3): Downey Jr. está hilariante (a sua narração é fantástica), Kilmer é um durão gay que por vezes parece não ter sentimentos e Monaghan é a velha paixão de Downey Jr., nunca sendo uma inocente e inofensiva personagem feminina.
Temos aqui uma das mais frescas e originais comédias dos últimos anos (já é de 2005) e uma verdadeira homenagem divertida ao Film Noir, sendo esta uma obra que merece ser (re)descoberta.

Sem comentários: