segunda-feira, 28 de maio de 2007

Remakes - Mas que raio?!

Muito bem, criei este post devido ao facto de ir rever o filme 'The Hitcher - Terror na Auto-Estrada' de Robert Harmon (que depois não fez nada de jeito, ´só o mediano 'Highway men', com Jim Caviezel, cuja acção se centrava num homem que perseguia um assassino, cuja arma era o seu carro. Ora o filme passava-se... nas estradas. A bater na mesma tecla, talvez?!).
Muito bem, aos anos que não vejo este 'The Hitcher - Terror na Auto-Estrada'. Com o passar do tempo, tornou-se num filme de culto, de tal forma que este ano surgiu o medoícre remake 'The Hitcher - Boleia Mortal', onde trocam Rutger Hauer por Sean Bean (Sacrilégio!!!) e C. Thomas Howell por Sophia Bush (que não tem nada a ver, apesar de Sophia Bush ser um grande atractivo visual para mim e todos os homens hetero-sexuais e que se revelou um dos pontos fortes de tal remake por essa mesma razão). Esta nova versão levou-me a criar este post sobre os tais Remakes. Quais são bons, quais são maus? Quais são melhores que os originais, quais são os que nunca deveriam ter sido feitos? Muito bem, na minha humilde opinião, a maior parte destas novas versões (que hoje em dia constituem uma boa parte do cinema americano) deveriam parar logo na fase de pré-produção, onde deveria haver uma boa alma que afirmasse: 'Este filme é bastante bom, deviamos deixar as coisas como estão.' Mas tal coisa não acontece e somos então presenteados (deveria dizer 'atormentados') com filmes maus como 'The Fog - O Nevoeiro' de Rupert Wainwright (cujo filme original ,de mesmo nome, é realizado pelo Mestre John Carpenter e, a meu ver, um verdadeiro clássico), 'The Hitcher - Boleia Mortal' com Sean Bean, como escrevi em cima (e que me levou a este desabafo, apesar de, estranhamante, ter engraçado com o filme, não sei porquê), 'Massacre no Texas', com Jessica Biel e produzido por Michael Bay (o produtor diz tudo, só espero que a sua adaptação de 'Transformers' seja boa, pois não espero menos do que isso), 'Massacre do Texas - O início' (Meu Deus, o primeiro remake ainda se comia, era engraçadito, agora esta prequela foi o cúmulo!!! O que foram fazer com o altamente louco, inovador, psicadélico e influente clássico de Tope Hoper?!), 'The Ring 2 - O Aviso 2' (do realizador do bom filme de terror Ringu - O Anel, chega-nos esta coisa! O primeiro remake, de Gore Verbisky, o mesmo de Piratas das Caraíbas, era acima da média, mas esta sequela foi má. Só se safou por ter a Naomi Watts!), The Grudge - A maldição 1 e 2 (do realizador das versões originais e produzido por Sam Raimi, onde ele se foi meter? Ainda bem que tem os Evil Dead, Darkman e os Spider-Man no curriculum!), 'Poseidon' (do aclamado realizador Wolfgang Petersen, com Kurt Russel... onde foi o realizador dos excelentes Das Boot e Na linha de fogo?! Aclamado para fazer isto!!! Kurt Russel salva o filme...) e muitos outros. Nem sei por onde continuar... A maior parte são filmes de terror.
Mas neste universo de Remakes, por vezes aparecem aqueles que fogem bem à regra! Por exemplo, Martin Scorcese realizou já dois remakes, ambos muito bons ('Cape Fear - O Cabo do Medo' e 'The Departed . Entre inimigos'), 'Assalto à 13ª esquadra, com Ethan Hawke e Laurence Fishburne (o original é de John Carpenter e é um filme simplestemente imperdível, um autêntico clássico), Solaris de Steven Soderberg, com George Clooney (e produzido por James Cameron) e outros que não me chegam à cabeça agora...
Nos tempos próximos, chegam-nos os remakes de The Eye e, pelo que parece, Nova Iorque, 1997!!! Mais valia ficarem quietos, a sério!
Mas se fizerem um remake do Piranhas, contem comigo!!
Deixo-vos com uma imagem do tal filme que vou rever e que iniciou este pequeno comentário desnecessário... The Hitcher - Terror na Auto-Estrada (o original).

Sem comentários: