quarta-feira, 18 de junho de 2008

The Happening - de M. Night Shyamalan (2008)

M. Night Shyamalan regressa ao género do suspense e paranormal depois do seu conto de fadas fracassado Lady in the Water, ~que lhe deu as piores críticas da sua carreira e o seu primeiro fracasso de bilheteira, dando ainda uma má experiência ao público, mesmo os que admiravam o seu trabalho (na altura da sua estreia, escrevi aqui que se tratava dum filme fracassado mas acima da média, sou dos poucos que o defendem, infelizmente).
Depois de tal experiência (que lhe ia matando a carreira e acabou com a sua parceria com a Disney), o cineasta regressa ao tipo de filme que o tornou conhecido e garantia de êxito no box-office. Temos aqui a história duma família que luta pela sobrevivência quando, de forma inexplicável, as pessoas cometem suícidio de formas brutais.

Este é o primeiro filme de Shyamalan com a classificação de R (Restricted, nos Estados Unidos, onde só entram com mais de 17 anos) e tal é devido á violência brutal que presenciamos (mas não gratuita e em sequências muito bem conseguidas e recheadas de suspense). Este é também o filme mais mal falado da sua carreira. Depois da crítica de cinema sentir-se atacada em Lady in the Water (com uma personagem que é crítica de cinema e é a mais odiada de todo o filme), dificilmente Shyamalan conseguirá ter algum êxito dentro dessa camada (consideram-no, injustamente, um One Hit Wonder, por The Sixth Sense, dando pouca importância ao excelente trabalho depois desse filme), pelo menos nos Estados Unidos, pois fora consegue ainda surpreender os fãs com os seus trabalhos. E este The Happening não é excepção.

Apesar de inferior a The Sixth Sense, Unbreakable, Signs e The VIllage mas superior a Lady in the Water, Shyamalan consegue criar um arrepiante thriller violento, com sequências de cortar a respiração e muitissimo bem filmadas, como se a camâra fosse um efeito especial (e é, e sempre foi nas suas obras). O argumento não será dos mais fortes e as interpretações não serão as melhores, isso é certo, mas Shyamalan mostra-nos de novo que ainda está em forma e recomenda-se! No elenco temos Mark Walhberg e Zooey Deschanel como protagonistas.

Resumindo: apesar de não ser uma das suas melhores obras (trata-se dum Shyamalan inferior e mais violento) é altamente recomendado. E não liguem ao que a crítica escreve. Está aqui um filme a descobrir.


Nota: Apesar das péssimas críticas nos Estados Unidos e de estrear no mesmo dia que um peso pesado de Hollywood (The Incredible Hulk), este The Happening estreou em terceiro lugar com 30 milhões de doláres, mostrando assim que Shyamalan ainda consegue ser um êxito nas bilheteiras (especialmente quando se tratam defilmes com orçamentos médios,neste caso 60 milhões, os quais serão recuperaos no seu país de origem).

Sem comentários: