domingo, 7 de setembro de 2008

O filme da semana: Mamma Mia (2008)

A principal estreia desta semana (até porque só estrearam dois filmes!) é Mamma Mia, a adaptação do musical baseado nas músicas da famosa banda ABBA.
Produzido por Tom Hanks e com um elenco de luxo, onde se inclui Meryl Streep, Pierce Brosnan, Colin Firth, Stellan Skasgard e Julie Walters e a revelação Amanda Seyfried, este revela ser o 'feel good movie' deste ano, tratando-se duma comédia musical com romance e que acaba por conseguir contagiar o público com a sua boa disposição e com as músicas mundialmente conhecidas da banda.

O filme da semana, Mamma Mia, o feel good movie do ano.

Meryl Streep é a protagonista e como sempre está muito bem (e que voz que a mulher tem!), Colin Firth e Stellan Skarsgard são dignos secundários e o outro protagonista Pierce Brosnan é o que mais destoa de todo o elenco, por vezes mostrando um pouco à vontade e quandoabre a boca para cantar, parece ser um David Bowie de segunda categoria, sendo praticamente a nota negativa no filme.Aqui não podemos esperar grandes momentos de cinema mas sim bons momentos de diversão já que a realizadora de serviço e o elenco inteiro esforçam-se (e com êxito) para nos oferecem uma festa no ecrã.

O filme tem-se revelado um êxito estrondoso por todo o lado onde estreia (e depois deste fim-e-semana cá em Portugal, podemos dizer que poderá tratar-se dum dos grandes êxitos do ano por cá e não só) e tem havido uma certa parte da crítica que tem comparado o filme à peça em que se baseia e perdendo assim algo que a peça tinha (e tem, pois ainda está em exibição na Broadway). Mas o cinema tem uma vida diferente do que o teatro e vice-versa e onde um ganha o outro perde e vice-versa. Na minha opinião, tal comparação não deverá ser feita e sim apenas apreciar o filme e aceitá-lo pelo que é: um bom divertimento e uma boa comédia, sem ser lamechas e com um pézinho de dança à mistura. ão tinha grandes expectativas mas saí da sala de cinema bastante surpreendido.


Quanto à outra estreia da semana, temos Meet Dave, a nova comédia de Eddie Murphy que se revelou ser um dos maiores fracassos de bilheteira de sempre (e mais um para a Fox este Verão). Não vi o filme na sua totalidade, apenas parte (trabalho num cinema, né?) e o que vi no trailer. E do que vi, deu para comprovar que este trata-se dum trabalho dum amadorismo inacreditável, onde temos um ou dois gags que se safam e o resto anda por ali a tentar ter piada e a falhar miseravelmente. Sempre gostei de Eddie Murphy e fiquei bastante agradecido pela oportunidade que teve o ano passado em Dream Girls, com uma excelente representação digna de nomeação de Óscar (e do prémio, in my opinion) mas depois de tal proeza, o actor presenteia-nos com Norbit e este Meet Dave (embora tenha de admitir que este último sempre pareça melhor que o anterior, curiosamente ambos de Brian Robbins). É com filmes como estes que temos de perguntar: quando é que Eddie Murphy sai deste inferno de filmes para crianças e volta às comédias mais adultas que lhe abriram as portas no início da década de 80? Quanto é que Murphy volta a trazer-nos um trabalho do mesmo calibre (ou pelo menos parecido) que Os Ricos e os pobres, 48 Horas e Caça-Polícias 1 e 2? (porque o terceiro já está dentro da fase 'podre' da carreira de Murphy) Para quando esse regresso em grande? Para já, tal regresso não se apresenta em Meet Dave. Pelo contrário, temos um novo ponto baixo na sua carreira (já não bastava Norbit e Pluto Nash!)

Eddie Murphy num dos seus pontos baixos. Este poster mostra tudo (horrível!)

Sem comentários: