domingo, 21 de setembro de 2008

Tropic Thunder - de Ben Stiller (2008)

Ben Stiller já provou ser um dos melhores comediantes da actualidade mas com esta quarta incursão como realizador, mostra que também consegue ser um bom realizador do género. Tropic Thunder é uma comédia sarcástica e rude ao mundo de Hollywood, aos actores que tudo fazem para ganharem prémios e serem reconhecidos, chegando a decisões de carreitra ridículas (como o Speedman de Stiller, com o seu filme Simple Jack). Stiller assina assim mais um objecto critíco depois de ter realizado Zoolander, este sendo uma critíca ao mundo da moda.
Stiller aqui prova que ainda não perdeu a sua veia sarcástica. Após ter feito filmes mais ligeiros e para públicos maiores (por exemplo, A Night at the Museum), aqui temos Ben Stiller 'hard core' e vem acompanhado de Jack Black e Robert Downey Jr., ambos excelentes actores cómicos (e não só) que, sob as direcções de Stiller, interpretam actores que se envolvem numa guerra real quando vão fazer o seu filme de guerra de grande orçamento. O elenco faz um extraordinário trabalho por interpretar as suas personagens duma forma séria mas extremamente cómica. Nenhuma das personagens acaba por cair no ridículo e o público acaba por simpatizar com eles e acreditar nos seus medos. Robert Downey Jr. tem um hilariante interpretação e, por aqui, ainda temos um Tom Cruise como nunca o vimos (num papel tão insólito como arriscado como o que interpretou em Magnólia), mostrando que o homem realmente quer entrar numa nova fase da sua carreira (podemos dizer que Cruise está bem diferente fisicamente aqui e está bem cómico).
Após tudo isto, basta apenas realçar as participações de Nick Nolte, Steve Coogan (participação bastante curta mas com uma saída de cena triunfante), Tobey Maguire e de Danny MacBride, uma das novas promessas do humor americano.
Tropic Thunder é o regresso de Ben Stiller arriscado, arrojado, inteligente, maduro, sarcástico e hilariante. E é também uma das melhores comédias dos últimos tempos. E uma das melhores comédias de guerra que me passaram pelos olhos.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Let's do the biggest movie ever"