sábado, 8 de novembro de 2008

Fight Club - Clube de combate, de David Fincher (1999)

Um homem está cansado da sua vida rotineira e encontra-se desesperado para fugir de tal. Até que conhece Tyler Durden num avião. Durden é um fabricante e vendedor de sabão e tem uma filosofia de vida bastante insólita. Uma noite, ambos começam a lutar um com o outro e, após descobrirem o prazer na dor, decidem iniciar um clube de combate.
David Fincher assina aqui o seu filme mais incendiário, baseado na novela de Chuck Palahniuk, e dá-nos uma critíca forte e violenta sobre o consumismo e a vida do quotidiano. Recorre assim aos talentos de Brad Pitt, Edward Norton e de Helena Bonham Carter.
Fight Club é um estudo sobre uma geração e sobre a forma que tal geração vê o mundo. Tendo sido muito criticado pela sua violência e pelos seus pontos de vista, a meu ver o filme é certeiro na sua critíca.
Os protagonistas estão em grande forma e Fincher dá-nos o seu trabalho mais ambicioso até à altura, com uma realização estonteante e original. O argumento está fantástico e tudo é acompanhado por uma excelente banda-sonora. Quanto ao final surpreendente, não se trata dum funal forçado. Com atenção, vemos que tudo o que se passa no filme aponta para tal revelação. E temos aqui um grande final.
Fight Club é o último grande filme de culto da década de 90 (foi lançado nomesmo ano de The Matrix mas depois deste) e é também um dos melhores filmes dessa década e uma obra essencial e, claro está, bastante polémica. É surpreendente ver um filme com tal tema ser apoiado por um grande estúdio.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0137523/

Site oficial: http://foxmovies.com/fightclub/

Trailer:

Sem comentários: