quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Se7en - Sete Pecados Mortais, de David Fincher (1995)

Dois detectives investigam uma série de crimes relaccionados com os sete pecados mortais: crimes violentos e totalmente bizarros.
Após Alien 3 - A Desforra, David Fincher teve a oportunidade de mostrar o que era capaz de fazer. Vindo do meio da publicidade, Fincher prova aqui (como já o tinha feito no seu primeiro trabalho) que é um cineasta muito visual, através da fantástica fotografia e de planos extremamente bem executados. Fincher agarrou num argumento de Andrew Kevin Walker (que assinaria depois 8MM e Sleepy Hollow - A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça) e ambos conseguiram pegar num tema batido e que normalmente está cheio de clichés e transformaram-no em algo fresco e inovador, sem o uso de clichés e feito de forma bastante inteligente (e o brilhante e inesperado final é prova disso.
Seven acaba por ser a história de dois polícias, um quase na reforma (como é custume) e outro novo naquela cidade, e a sua relação profissional e o crescimento duma amizade, enquanto ambos se deparam com a falta de esperança na humanidade (o veterano) e a ingenuidade da ideia oposta (o novato). Entretanto vamos seguindo os dois detectives de perto, enquanto investigam os crimes.
O espectador vê sempre o filme através dos olhos de ambos os protagonistas e este consegue ser um filme acerca dum serial killer sem mostrar violência explícita ou gratuita (lá está, estamos sempre a acompanhar os detectives e eles chegam ao local do crime após, como é óbvio, este ter ocorrido). Fincher cria uma atmosfera extraordinária, arrepiante e sombria, essencia para o tom do filme. Os protagonistas, Brad Pitt e Morgan Freeman entram nas personagens de forma bastante credível e apresentam aqui um dos melhores momentos das suas carreiras (já para não falar do actor surpresa do filme). A acompanhar todo este leque de brilhantismo, temos a banda-sonora composta por Howard Shore que ajuda bastante a criar o ambiente criado por Fincher. E aquele final é simplesmente um dos melhores de sempre.

Seven é a segunda longa-metragem de Fincher mas o seu primeiro filme a sério (sim, gosto bastante de Alien 3 mas Fincher estava em início de carreira, com um dos mais complicados projectos da história do cinema em mãos e apenas pudia fazer o que lhe era dito, sem ter muito controlo criativo) e inicia assim uma carreira genial (e uma grande parceria com Pitt) que até agora não desiludiu. E criou um dos meus filmes favoritos e um dos grandes filmes da década de 90.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0114369/

Trailer:

Sem comentários: