quarta-feira, 10 de junho de 2009

Retrospectiva Clint Eastwood - O nascer de uma lenda

1964. Após participar na série Rawhide, que deu-lhe uma certa popularidade nos Estados Unidos, Clint Eastwood faz uma jogada arriscada na sua carreira em fase de lançamento e aceita participar no projecto de um realizador italiano, não muito conhecido: Sergio Leone. O filme era Per Un Pugno Di Dollari (A Fistful of Dollars) e seria totalmente rodado na Itália. Eastwood era o único americano na rodagem, numa equipa internacional. No entanto, o filme de Leone tornar-se-ia em objecto de culto, um clássico do cinema, um nascer de um novo género (o Western-Spaghetti, algo que já existia antes mas que atingiu enorme popularidade com Leone) e, seria também, o nascer duma lenda do cinema. Eastwood interpreta um forasteiro desconhecido e misterioso, sem nome (aqui, neste primeir filme, tem o nome de Joe) que chega a uma cidade pertencente a dois grupos rivais. Joe decide jogar no seu lado e alia-se aos dois grupos. O filme, inspirado na obra do mestre Akira Kurosawa, Yojimbo, é um western revolucionário e épico Com grande ajuda da realização fascinante de Leone e da banda-sonora de Ennio Morricone), recheado de momentos que ficariam para a prosperidade. E Eastwood cria aqui The Man With No Name, uma figura que acompanharia a sua carreira para sempre. Uma lenda nasce.

A seguir:
Per Qualche Dollaro In Più (For a Few Dollars More)

2 comentários:

Airton disse...

caraa sou fã incondicional desse icone....axei seu blog no additional e me chamou atençao o post...tem coisa sobre o clint la nu blog
aliais o proximo sera sobre ele tbm heheheh
da uma chegada la se quize vire seguidor quem sabe parceria? heheheheh


http://publicandobr.blogspot.com

Filipe Machado disse...

Tanto ao nível da interpretação como da realização. Um mestre do cinema clássico e contemporâneo!

Participa na sondagem "Melhor James Bond com Peter Sellers, George Lazenby, Timothy Dalton e Daniel Craig” até ao dia 15 de Julho 2009, em http://additionalcamera.blogspot.com.