quarta-feira, 24 de junho de 2009

Transformers: Revenge of the Fallen, de Michael Bay (2009)

Os Autobots, liderados por Optimus Prime, permanecem em segredo na Terra, ajudando os militares americanos a eliminar os restantes Decepticons. No entanto, uma nova ameaça surge: Fallen, o criador dos Decepticons e um dos mais poderosos seres de Cibertro, está a ca,minho do Planeta Terra para destruir os Autobots e conquistar o planeta. E Sam (Shia LaBeouf) terá de ajudar a vencer a ameaça.
Dois anos após o mega-êxito do primeiro filme, a equipa regressa com esta sequela. O elenco está praticamente todo de volta (à excepção de Jon Voight) e Michael Bay continua a ser o realizador de serviço.
Enquanto que as cenas de acção são maiores e espectaculares (mas, infelizmente, demasiado longas), o argumento não é dos melhores. A ideia original está bem conseguida mas a história prolonga-se demasiado e encontramos muitas cenas totalmente desnecessárias, que apenas param o desenrolar da trama. Juntamos a isto um bom punhado de cenas cómicas totalmente falhadas (embora tenhamos algumas muito bem conseguidas), em que temos robots com diálogos totalmente ridículos (destaque para o robor decepticon/autobot e para os gémeos autobots, em que cada fala deles torna-se uma tortura para assistir) e temos os ingredientes perfeitos para sequências desnecessárias, que deveriam ter permanecido no chão da sala de montagem. Quanto à realização de Bay, prova mais uma vez que a originalidade não está no seu vocabulário, usando sempre os mesmos truques, já vistos um pouco por todos os seus filmes anteriores.
Fora isso, o filme acaba por ser um bom entretenimento, mas nada mais que isso, com sequências de acção de encher o olho e com explosões para dar e vender para quem aprecia ver.

O melhor: as sequências de acção, apesar de, por vezes, serem longas demais e, pois claro, os efeitos especiais.

O pior: os momentos de comédia sem piada, os três robots ridículos e a duração excessiva, devido a cenas desnecessárias.

Sem comentários: