terça-feira, 4 de maio de 2010

Já vi...

Brick (Rian Johnson, 2005)

Excelente homenagem ao Film Noir, onde Rian Johnson (fazendo aqui a sua estreia na realização) escreve uma história de detectives protagonizada por adolescentes (mas com mentalidades adultas, felizmente). Uma rapariga desaparece e o seu ex-namorado decide descobrir a verdade sobre o seu desaparecimento, envolvendo-se numa situação complicada.
Jospeh Gordon-Levitt é o protagonista e dá mais uma prova de ser um dos próximos grandes talentos de Hollywood (e o restante elenco está fabuloso) enquanto que Johnson promete ser um dos realizadores a ter mais em conta no futuro (já estreou entretanto o seu segundo filme, o aclamado The Brothers Bloom, que ainda não vimos).
O argumento está construído de forma brilhante, com excelentes diálogos e tudo extremamente bem dirigido por Johnson, acompanhado por um estilo visual algo peculiar e original.
Quanto ao final, temos aqui mais um mistério do Cinema recente: já circulam várias teorias (há quem diga que o filme é totalmente alterado pela 'revelação' final). No entanto, nada melhor que rever (várias vezes, de preferência) a obra de Johnson, sendo algo obrigatório para uma melhor compreensão do filme, já que é algo denso e complexo e recheado de pequenos pormenores e referências (algumas alusivas ao clássico do Cinema Noir, The Maltese Falcon).
Brick é uma obra obrigatória, cujo culto irá crescer ainda mais. Sem dúvida, uma das melhores e mais surpreendentes obras da década passada.

2 comentários:

Back Room disse...

O novo noir. Gordon-Levitt mostra aqui todo o talento que irá fazer dele dos maiores actores americanos da sua geração.

The movie_man disse...

Concordo plenamente. O filme é soberbo e Gordon-Levitt está fantástico. Um jovem actor a ter em conta.