segunda-feira, 16 de agosto de 2010

The Expendables, de Sylvester Stallone (2010)

Um grupo de mercenários aceita uma missão que consiste em derrubar o líder militar do país para dar liberdade ao seu povo. No entanto, n decorrer da sua missão, apercebem-se que algo mais.
The Expendables é o novo filme de acção escrito, realizado e protagonizado por Sylvester Stallone. Mas desta vez, ele trouxe companhia. Nada mais, nada menos que algumas das maiores estrelas do cinema de acção dos anos 80 e dos últimos anos: Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, os lutadores de luta-livre Steve Austin e Randy Couture, Terry Crewes, Gary Daniels (talvez o menos conhecido, estrela de muitos filmes de acção directamente lançados em DVD), Mickey Rourke e cameos de Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger. Um elenco da pesada para um filme que promete muita acção. E que consegue cumprir!
The Expendables tem acção do início ao fim, sempre cheio de tiros, explosões, violência gratuita, 'one-liners' foleiras, etc.. Ou seja, tudo o que o cinema de acção dos anos 80 nos proporcionava. E este filme é um bom regresso a esse género de filmes que já não se fazem hoje em dia: acção pura e dura, sem grandes argumentos, sem grandes intenções cinematográficas. Apenas entretenimento e acção.
Para o que prometia, The Expendables cumpre e bem. É um filme divertido, cheio de adrenalina e com um cheiro a anos 80, um tipo de filme que já não se fazem hoje. Aqui é preciso desligar o cérebro, deixar o cinema a sério de lado e apenas deixar-mo-nos levar, nada mais. Para além disso, temos o momento que se esperava há anos: Stallone, Willis e Schwarzenegger juntos em cena pela primeira vez, apesar de ser um momento muito curto e, francamente, forçado. No entanto, é puro êxtase e contem uma das piadas do ano.

Sem comentários: