sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cop Out, de Kevin Smith (2010)

Dois polícias são suspensos depois duma operação que correu mal. Determinado a pagar o casamento da sua filha, um dos polícias decide vender uma carta de basebol valiosa. No entanto, após a carta ser roubada, ambos terão de descobrir o seu paradeiro, envolvendo-se com um perigoso gangue.
Cop Out é o primeiro filme de Kevin Smith que não é escrito pelo realizador e isso nota-se à distância. Apesar de Smith tentar introduzir elementos vulgares do seu cinema, tal não resulta com um argumento que já é bastante pobre de origem. Smith tenta ainda fazer deste seu filme uma paródia aos filmes de comédia e acção dos anos 80, utilizando mesmo Harold Faltermeyer na banda-sonora, compositor presente na banda-sonora de Beverly Hills Cop, um dos grandes clássicos dessa década. No entanto, no meio dessa tentativa de paródia, Cop Out acaba por ser apenas mais um filme dentro do género, com situações mais que vistas, piadas que passam ao lado e um argumento vulgar e sem chama.
Quanto aos protagonistas, Bruce Willis e Tracey Morgan: a dupla não tem química qualquer, onde cada um tenta ter piada mas sem conseguir durante grande parte do tempo. Willis, apesar de ter começado a sua carreira na comédia, poucas vezes acerta dentro do género (ainda acredito que Willis consiga fazer boa comédia mas precisa dum realizador à altura) e Morgan simplesmente... não tem piada alguma. Morgan tem apenas piada em 30 Rock pois, basicamente, interpreta-se a si mesmo. Fora desse registo, não consegue esboçar um sorriso.
Cop Out é uma comédia de acção vulgar, sem originalidade e sem muita piada, tentando ser uma paródia e homenagem a um género que é limitado. No entanto, temos aqui um filme que puderia ter sido divertido, se tivesse uma equipa diferente por detrás e um argumento bem conseguido. Parece que tal aconteceu com The Other Guys, com Will Ferrell e Mark Whalberg, do realizador Adam McKay (Ron Butgandy, Ricky Bobby, Step Brothers), um êxito de crítica e de bilheteira que estreia em Portugal em Novembro.

Sem comentários: