sábado, 11 de setembro de 2010

Sessão de culto #4

Darkman, de Sam Raimi

Entre a saga Evil Dead, Sam Raimi tentou criar o seu próprio super-herói: Darkman. No entanto, o fracasso nas bilheteiras ditou o fim das aventuras da personagem (foram feitos dois filmes para o mercado de video, com uma qualidade muito inferior, obviamente). Apesar dos fracos resultados monetários, a crítica falou bem bem e, com os anos, Darkman ganhou fãs um pouco por todo o lado, ganhando estatuto de culto.
Darkman consegue ser o Evil Dead dos super-heróis, com a realização peculiar e original de Raimi, um humor negro peculiar e cenas de acção divertidas, exageradas e bem conseguidas. A juntar a tudo isso, temos a banda-sonora do genial Danny Elfman, Liam Nesson como protagonista, Frances McDormand como a sua amada e o cameo de Bruce Campbell no final do filme. Mais um bom trabalho de Raimi e um dos melhores filmes dentro do género. Como se sabe, Raimi encontrou o êxito nas bilheteiras anos mais tarde com a saga Spider-Man, sendo que os dois primeiros são bastante bons (Raimi voltou às origens numa cena do segundo filme, com planos saídos de Evil Dead, criando uma das melhores cenas desse ano cinematográfico).
Desta forma, com este Darkman, terminamos a nossa pequena incursão pelo cinema de Sam Raimi dentro das suas obras de culto, mesmo numa altura, já que Drag Me to Hell finalmente estreou entre nós esta semana.

Para a semana, o filme escolhido será Donnie Darko, considerado por muitos o primeiro filme de culto do milénio. Já não o vejo há algum tempo e vai ser bom relembrar o filme.

Sem comentários: