quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Os 5 melhores de...

Hoje começa uma nova rubrica no Movie Wagon onde diremos de nossa justiça. Em cada edição, destacaremos os 5 melhores filmes de um determinado actor ou realizador. Claro está que tais escolhas serão baseadas na nossa escolha pessoal.
Hoje vamos apresentar os 5 melhores filmes de Sylvester Stallone. Stallone está de novo em alta, depois do regresso à ribalta com Rocky Balboa e agora com o seu maior êxito de bilheteira desde Rocky IV, The Expendables.

5. Cliffhanger, de Renny Harlin (1993)

Depois de alguns flops nas bilheteiras, Stallone conseguiu regressar ao topo das tabelas com este filme de acção de Renny Harlin (Die Hard 2), um filme cheio de acção e adrenalina e que apresenta Stallone em grande forma. Para além disso, a cena inicial ficou para a história, pela carga dramática que apresenta. Contra Stallone, temos o sempre brilhante John Lithgow, o vilão perfeito (como foi possível ver recentemente na quarta temporada de Dexter).

4. First Blood, de Ted Kotcheff (1982)

Depois de ficar para a história como Rocly Balboa, Stallone consegue criar uma outra personagem que ficaria também para a história: John Rambo. First Blood foi o primeiro êxito de bilheteira de Stallone fora da saga Rocky e é um excelente filme de acção e um bom retrato sobre como o veteranos da guerra do Vietnam eram tratados, quando regressaram ao seu país. Stallone permanece quase sempre silencioso e o momento final é muito bom. Depois disto, Rambo regressou ao Vietnam no segundo filme e tornou-se num herói americano e num símbolo de como os heróis de acção deveriam ser.

3. Coplan, de James Mangold (1997)

Depois de Cliffhanger, Stallone teve mais uns êxitos mas começou novamente a perder fôlego no box-office. No entanto, Copland deu a Stallone algo que não tivera desde o início da sua carreira: o apoio da crítica! Stallone ganhou peso para o papel (com a ajuda de Robert DeNiro, secundário no filme) e conseguiu apresentar uma personagem triste que contém a sua raiva dentro de si. Uma interpretação contida, que está dentro dos limites representativos de Stallone. Para ajudar, Stallone está bem acompanhado por DeNiro, Ray Liotta e Harvey Keitel, entre outros. Um excelente policial e uma boa prova de que Stallone pode ser um bom actor, quando está no projecto certo.

2. Rocky Balboa, de Sylvester Stallone (2006)

Depois de ganhar fama com Rocly, em 1976, Stallone regressa em força com Rocky Balboa, 40 anos depois. Após o fraco quinto capítulo na saga (que foi também um flop), Stallone regressa à personagem que deu início à sua carreira e decide dar um capítulo final digno para a personagem. Usando a sua própria vida e carreira como força para a personagem, Rocky Balboa ganha exactamente por isso: a honestidade do filme e da mensagem, a nostalgia e a experiência de vida de Stallone estar totalmente reflectida no filme. 40 anos depois, Stallone consegue regressar às origens da personagem, esquecendo a fase 'só músculos' dos anos 80 e consegue ainda fazer o público vibrar, naquele que será o último combate de Rocky Balboa.

1. Rocky, de John G. Avildsen (1976)

Escrito por Stallone, Rocky mostra a paixão do actor pelo boxe e apresenta uma personagem que representa o americano pobre e sonhador. Para além disso, é o filme que melhor mostra o sonho americano: um zé ninguém conseguir tornar-se num herói nacional da noite para o dia. Stallone consegue criar uma personagem que é difícil não se gostar e um romance tocante e bonito entre Rocky e Adrian. O combate final ficou histórico, para além da banda-sonora e das famosas cenas de treino, que tanto marcaram os filmes deste género. Um verdadeiro clássico e uma prova de que Stallone sabe ser actor quando quer.

Sem comentários: