quinta-feira, 31 de julho de 2008

Tropa de Elite - de José Padilha (2007)

Vencedor do Festival de Veneza de 2007, este filme brasileiro segue as pegadas dadas por Cidade de Deus. Aqui temos a história duma patrulha especial da polícia, a Tropa de Elite, narrada pelo protagonista, Capitão Nascimento (há quem o chame do Dirty Harry brasileiro). Enquanto assistimos ao método de trabalho desta patrulha e temos um vislumbre da vida nas favelas do Rio de Janeiro (algo que foi mais bem retratado em Cidade de Deus), aqui temos também uma visão da forte corrupção policial e do governo.
O único senão desta obra é o facto de dar uma visão algo simpática da chamada Tropa de Elite, onde as torturas poderão ser aceitáveis e eles são praticamente os bons da fita que podem recorrer a meios mais agressivos para exercer a lei. De resto, o filme revela-se um murro no estomâgo e um filme bastante competente, com grandes interpretações dos seus actores e com uma excelente realização por parte de José Padilha, dando um aspecto de documentário à obra.
Talvez não seja tão bom como Cidade de Deus (não o posso confirmar pois ainda não o vi) mas é um bom exemplo do excelente cinema brasileiro feito recentemente. Pena é ter estreado tão tarde no nosso país. è a tristeza das distribuidoras portuguesas que masi depressa põem nos cinemas ptugueses desastres como Highlander 5 e resolvem não estrear obras como The Savages ou adiar infeditivamente filmes como Tropa de Elite. Mas ao menos este estreou, ao contrário de The Savages que pode ser encontrado nos vido-clubes. Peço desculpa por este aparte. Tropa de Elite recomenda-se, sim senhor.

Sem comentários: