segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Os melhores de 2009

Finalmente a nossa lista dos melhores de 2009 está completa. Durante esta semana vamos destacar alguns dos melhores de 2009 (posters, trailers, etc.) e, na próxima semana, vamos apresentar a lista de alguns dos 50 filmes mais importantes da década que terminou. Fiquem atentos. Agora, aqui ficam as nossas escolhas...

  1. Inglourious Basterds, de Quentin Tarantino
Quentin Tarantino andou com esta ideia na mente durante mais de uma década. 2009 foi o ano que conseguiu trazer este conto da 2ª Guerra Mundial aos ecrãs de cinema. Fez parte da Selecção Oficial do Festival de Cannes e apresenta um Tarantino mais maduro. No entanto, a sua realização exemplar, os seus diálogos fantásticos e as interpretações soberbas (especialmente o grande Christoph Waltz) fazem desta uma obra obrigatória. Para ajudar, é o maior êxito de bilheteira de Tarantino.

2. Revolutionary Road, de Sam Mendes


Injustamente esquecido nos Óscares (Kate Winslet merecia o Óscar pela sua interpretação aqui), Sam Mendes cria um anti-romance cru e duro, dando ao espectador um autêntico murro no estômago. Winslet e Leonardo DiCaprio voltam a contracenar depois de Titanic e estão ambos fantásticos. Um filme dramático de grande força e uma obra obrigatória.

3. Avatar, de James Cameron

12 anos após o seu último filme (o mais rentável de sempre), James Cameron regressa com este conto de Ficção Científica, trazendo um verdadeiro espectáculo épico. Cameron afirmou que seria um projecto revolucionário e que tinha a intenção de trazer o público de volta aos cinemas. Promessa cumprida. As técnicas utilizadas serão uma forma nova de filmar (a revolução é mais a nível técnico), os filmes em 3D nunca mais serão os mesmos e, até agora, já é o segundo filme mais rentável de sempre a nível global (em apenas 20 dias). Para além disso, o filme (adorado pelo público) foi bem recebido pela crítica e é uma presença certa nos próximos Óscares. Um dos melhores blockbusters que passaram pelas salas de cinema.

4. Let the Right One In, de Tomas Alfredson

Da Suécia chega-nos este conto de terror sobra a amizade entre duas crianças. No entanto, uma delas é uma vampira. Numa época em que os vampiros estão na moda, temos este Let the Right One In, um conto fantástico sobra a passagem da infância para a idade adulta, sobre a perda da inocência. O par de protagonistas (as crianças Kare Hedebrant e Lina Leandersson) é fantástico e Tomas Alfredson tem uma realização genial, com um ritmo lento que ajuda ao aumento do suspense. Uma bela história de terror e um futuro clássico do género. Em 2010 estreia o inevitável remake americano, vindo de Matt Reeves (Cloverfield). Richard Jenkins (Six Feet Under) faz parte do elenco.

5. Gran Torino, de Clint Eastwood

Realizado e protagonizado por Clint Eastwood, Gran Torino parece ser uma ode aos fãs do realizador/actor. A sua personagem de Walt Kowalski, um duro veterano, pode ser visto como um Dirty Harry envelhecido (e mais um bom grupo de personagens imortalizadas por Eastwood). O realizador pegou numa ideia simples e criou um filme tocante e poderoso que serve de despedida aos seus fãs (como actor, apenas) e cria um dos grandes filmes de 2009. Imprescindível.

6. Milk, de Gus Van Sant

Para além de contar com uma interpretação soberba de Sean Penn (vencedor de Óscar) e de um elenco secundário em grande forma (Josh Brolin, Emile Hirsh e James Franco estão fabulosos), Gus Van Sant consegue recriar uma história real de forma totalmente fiel (quem viu o documentário de 1984, Times of Harvey Milk, repara perfeitamente neste facto) e, com a ajuda dum argumento bem construído (vencedor de Óscar), consegue trazer uma obra madura, misturando o seu cinema independente com o cinema comercial.

7. The Hurt Locker, de Katherine Bigelow

Katherine Bigelow tem estado afastada da realização desde o flop K-19 - The Widowmaker (um bom filme,apesar de tudo) e decidiu regressar com este The Hurt Locker, um filme passado no Iraque onde acompanhamos três membros duma brigada de minas e armadilhas. Enquanto assistimos a situações de alta tensão (em momentos de cortar a respiração, extremamente bem filmados), temos ainda tempo para conhecer as personagens e as dúvidas e medos. Jeremy Renner e Anthony Mackie são duas verdadeiras revelações, numa obra recheada de ilustres secundários (Guy Pearce, David Morse, Ralph Fiennes). Um dos grandes filmes do ano, que vai ter forte presença na próxima edição dos Óscares.

8. District 9, de Neill Blomkamp
Produzido por Peter Jackson e escrito e realizado por Neill Blomkamp (baseado numa curta-metragem por si criada), District 9 é uma original crítica ao Apartheid, onde temos uma comunidade de extra-terrestres fechada dentro do que o governo sul-africano chama de Districto 9. O filme contém boas doses de humor negro e uma interpretação (revelação) de Sharlto Copley, um ser humano repugnante que encontra a sua humanidade à medida que se transforma num extra-terrestre. Filosofia, poesia, acção e uma boa entrada para o género da F.C.. Uma futura referência do género.

9. Moon, de Duncan Jones

Realizado pelo estreante Duncan Jones, filho de David Bowie, Moon é um daqueles filmes que já não se fazem mais: um regresso à Ficção Científica dos anos 70, onde encontramos Sam Bell (um extraordinário Sam Rockwell, merecedor de mais reconhecimento) no fim da sua missão de três anos numa estação espacial situada na lua. Prestes a regressar a casa, Sam depara-se com um duplo seu e as dúvidas são colocadas. Duncan Jones tem uma estreia auspiciosa, criando um ambiente minimalosta e com uma fotografia e cenários geniais. A banda-sonora de Clint Mansell é a cereja por cima do bolo, embelezando ainda mais aquele que foi um dos melhores anos para a Ficção Científica (no final do mês, teremos aqui o nosso artigo dedicado à F.C.). Obrigatório.

10. Two Lovers, de James Gray

Naquela que poderá ser a sua última interpretação, Joaquin Phoenix traz-nos um desempenho complexo e melancólico, com uma personagem que esconde todos os seus sentimentos. Dividido entre dois amores (um representa o seu lado racional e outro o oposto), Leonard anda em duas relações e apenas uma delas será o seu futuro. James Gray (esta é a sua terceira colaboração com Phoenix, depois dos excelentes The Yards e We Own the Night), tem uma realização fantástica e filma Brooklyn de forma apaixonada e bela, tratando a cidade como uma personagem do filme. Um romance diferente e livre de clichés, com excelentes participações de Gwyneth Paltrow w Vinessa Shaw. Destaque para a presença da nossa Amália na banda-sonora. Um dos mais belos exemplos de cinema de 2009.

Devemos dar ainda destaque a outras obras que foram consideradas para integrar a nossa lista: The Wrestler (um grande regresso de Mickey Rourke num filme tocante de Aronofsky, onde encontramos Evan Rachel Wood completamente explosiva num pequeno papel), Star Trek (um grandioso blockbuster, inteligente, emocionante e com excelentes interpretações), The Curiuos Case of Benjamin Button (apesar de ser demasiado académico, David Fincher consegue criar um exemplo perfeito de magia cinematográfica, com Brad Pitt e Cate Blanchett fantásticos), Changeling (o outro Eastwood de 2009, com a melhor interpretação de Anjelina Jolie, num filme poderoso e chocante), Slumdog Millionaire (Danny Boyle num perfeito delírio visual, ajudado por uma boa história, conseguindo ganhar os Óscares e as bilheteiras mundiais), The Hangover (Todd Phillips conseguiu cirar uma delirante comédia, sendo esta uma das melhores dos últimos anos, trazendo ainda um trio de protagonistas em excelente forma) e Zombieland (uma fantástica mistura de comédia com terror, sem tentar imitar Shaun Of The Dead e criando uma mitologia muito sua. Apesar da violência, é um viajem divertida e emocionante, dando ainda tempo para um dos melhores cameos dos últimos tempos). Recordamos que esta lista é composta por filmes que tiveram estreia comercial nas salas de cinema portuguesas durante o ano de 2009 (não contamos assim com filmes que foram directamente para DVD de forma injusta, como Pineapple Express, Observe and Report,etc.. Desses falaremos ainda esta semana).

Sem comentários: