sábado, 20 de março de 2010

Armour of God/Armour of God 2: Operation Condor (1987; 1990)

Depois do enorme êxito de Police Story, Jackie Chan volta a realizar um outro filme que ficaria para a história do cinema de acção de Hong Kong: Armour of God.
Estreado em 1987 (entre os dois capítulos de Police Story e depois de Project A, outro clássico do género), Armour of God é um filme de aventura e acção, bastante inspirado em Indiana Jones.
Jackie Chan é um caçador de prémios que decide ajudar um velho amigo a salvar a namorada. Pelo meio, deverá proteger um artefacto valioso que é procurado por uma estranha seita.
Armour of God é mais um excelente filme de acção e comédia, com as fantásticas acrobacias e sequências de luta que marcam o estilo de Chan. Como não podia deixar de ser, a história aqui não interessa muito, o objectivo é divertir e mostrar o trabalho excepcional dos duplos e de Chan.
O êxito de Armour of God foi grande que deu origem a uma sequela: Operation Condor.
Seguindo a linha do primeiro filme, Operation Condor apresenta ainda mais doses de humor e sequências de cortar a respiração. Chan volta à realização e traz, uma vez mais, um memorável filme de acção que, como já havia feito antes, marcou o género uma vez mais.
Os dois filmes de Armour of God são um perfeito exemplo do cinema espectáculo que Jackie Chan consegue criar no seu país natal e são duas obras essenciais do cinema de acção de Hong Kong.

Sem comentários: