quarta-feira, 24 de março de 2010

Funny People, de Judd Apatow (2009)

George Simmons é um dos mais populares comediantes do cinema americano. Os seus filmes fazem rios de dinheiro de bilheteira, apesar de serem maus produtos, dos quais Simmons não se orgulha. No entanto, a sua vida está prestes a mudar quando descobre que está a morrer, sendo esta a oportunidade de deixar de ser arrogante e aprender a viver. Regressando ao mundo do Stand-Up Comedy, conhece Ira, um jovem que tenta lançar-se no mundo da comédia.
Funny People é a terceira longa-metragem de Judd Apatow (The 40-Year-Old Virgin; Knocked Up) e conta com Adam Sandler, Seth Rogen e Leslie Mann como protagonistas. Apatow cria uma comédia dramática inteligente e adulta, melancólica e tocante, sobre a vida nunca vivida e a forma como a fama pode levar à decadência profissional (aqui bem evidente pelos filmes de Simmons, verdadeiros lixos cinematográficos), sendo também um bom olhar sobre o actual panorama do Stan-Up Comedy americano.
Sandler surpreende como George Simmons, numa interpretação por vezes contida e bem conseguida (é pena não vermos Sandler em mais papéis assim), Seth Rogen, um dos melhores comediantes da actualidade, é o seu companheiro e aprendiz e Leslie Mann é o amor que Simmons perdeu.
Funny People não é uma comédia hilariante como muitos poderão esperar. è sim uma comédia dramática, com vários momentos bem conseguidos e sem cair na lamechice, sendo esta a pbra mais madura de Apatow.
Alvo de fracasso comercial nos Estados Unidos e com uma recepção crítica algo dividida (dois aspectos que a obra de Apatow não merecia), o filme acabou por não estrear nas nossas salas, constituindo mais uma das péssimas decisões neste campo. O filme surge agora no mercado DVD e merece ser descoberto.

Destaque para os vários cameos que surgem, para as participações de Jason Schwartzman, Jonah Hill e Eric Bana e para os momentos em Simmons relembra os bons velhos tempos inocentes, em que a fama não o tinha trasformado (esses momentos são as gravações que Sandler e Apatow faziam quando eram colegas de quarto e em participações Stand-Up de Sandler).
Um filme a descobrir e uma das comédias de 2009.

Sem comentários: