sexta-feira, 19 de março de 2010

Police Story 1 e 2, de Jackie Chan (1985; 1988)

Jackie Chan realizou e protagonizou em 1984 aquele que mudaria para sempre o cinema de acção de Hong Kong, Police Story. A história é simples mas as cenas de acção e a coreografia das sequências de luta são extraordinárias. No entanto, Chan consegue dar ainda um pouco de humor típico de Hong Kong. Police Story (O incorruptível, em português) é uma das melhores obras de Jackie Chan e um dos filmes de acção mais influentes da história (a cena inicial, do carro a atravessar as barracas é, obviamente, copiada de forma descarada por Michael Bay em Bad Boys 2 e, com orçamento maior, Bay não consegue igualar de forma alguma, a espectacularidade e realismo da cena filmada por Chan), com algumas das cenas de duplos mais inacreditáveis.
Três anos depois, devido ao enorme êxito de Police Story, Jackie Chan decide voltar ao personagem e cria uma sequela directa. O elenco regressa todo (onde destacamos Maggie Cheung) e a qualidade da primeira parte permanece. Temos aqui uma sequela que nada envergonha o seu antecessor: é uma continuação com mais acção e, claramente, orçamento ainda maior.
Resultado: Police Story 1 e 2 são dois dos melhores exemplos do cinema de acção de Hong Kong dos anos 80 e duas obras altamente influentes dentro do género. E dois dos melhores trabalhos de Jackie Chan.
Essencial.

Sem comentários: