segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Retrospectiva F.C. #54

The Matrix, de The Wachowski Brothers

1999. A década estava a terminar. O género de F.C. não esteve nos seus melhores dias mas ainda teve bons exemplos de sucesso e criatividade. Pela televisão, tínhamos The X-Files (e o primeiro filme estreou em 1998) e Stargate, baseada no filme de sucesso com Kurt Russell. O paranormal estava no auge devido à série de Chris Carter que misturava F.C. com paranormal e terror. Aliás, uns anos antes, houve a polémica duma gravação duma autópsia a um extra-terrestre e da sua veracidade, algo muito motivado pela série. Pelo meio houve Independence Day, o filme série B mais caro e rentável de sempre que, juntamente com The X-Files, voltou a colocar o tema de aliens na ribalta. Tivemos ainda o remake da série Lost in Space, num fraco filme cheio de efeitos especiais e, em 1997, estreou ainda o quarto filme da saga Alien. Tudo para dizer que a década de 90 esteve rodeada de várias modas muito ligadas à F.C. mas que o género, por si só, apesar de estar ligado a estes casos de popularidade, tinha apenas alguns casos em que era favorecido (os filmes anteriormente mencionados na nossa retrospectiva mais alguns que tiveram de ser colocados de fora, como Strange Days, e as séries acima referidas são claros e excelentes exemplos). No entanto, em 1999, a F.C. estava em força.
Era o ano do regresso de Star Wars ao cinema! O primeiro filme da nova trilogia da saga, prequela da trilogia original, era o filme mais aguardado de sempre e foi um dos maiores êxitos de bilheteira de sempre. No entanto, 1999 não o ano de Star Wars junto dos fãs de F.C. e dos críticos.
Phantom Menace foi recebido de forma morna pelos fãs e pela crítica. No entanto, estes ficaram satisfeitos com The Matrix, o filme criado pelos Irmãos Wachowski, grandes entusiastas de F.C., comics, anime, Kung Fu, etc. O filme teve um marketing extremamente apelativo em que era questionado o que era a Matrix. Claro está que toda a gente queria descobrir! O filme que antes tinha servido de ideia base para uns comics que seriam escritos pelos dois irmãos tornou-se num dos maiores casos de popularidade do ano. A crítica adorou o filme, o público também, os efeitos especiais eram inovadores e as cenas de acção muito executadas, para não falar da ideia refrescante e original que tanto debate criou entre os fãs, acerca da filosofia, religião e ciência presentes no filme.
The Matrix foi (e é) um filme bastante influente e um dos grandes exemplos de F.C. dos últimos 20 anos. Deu origem a duas sequelas mais fracas (embora o segundo filme seja ainda bastante bom) e criou um pequeno universo à sua volta, espalhado por videojogos, comics, internet, etc. O filme em si é um dos melhores do género, apelidado por muitos como o novo Blade Runner.

Depois do inovador e importante The Matrix, passamos para 2001, onde Steven Spielberg decide pegar numa ideia de Stanley Kubrick e realizar A.I. - Artificial Intelligence.

Sem comentários: