sábado, 8 de janeiro de 2011

Sessão de culto #19/ Retrospectiva F.C. #58

Serenity, de Joss Wedon

2005. O ano em que estreia o último filme da nova trilogia Star Wars e dá ao mundo a origem de Darth Vader, uma das maiores personagens do cinema. E este filme é bastante aclamado pela crítica e consegue reconciliar os fãs com a saga. Ao mesmo, na televisão, a F.C. ganha força com o remake de Battlestar Galactica, sendo uma série muito aclamada e de grande qualidade, e Lost, a série que redefiniu o panorama televisivo, ao criar uma história digna de filme, cheia de mistério e excelentes momentos, inspirada em séries como The X-Files e Twin Peaks e em contos de Stephen King, etc. Enquanto isso, Stargate continuava em força na televisão, dando origem a um spin-off (e depois daria origem a outro). A televisão e a F.C. estão de mãos dadas, algo que não acontecia muitas vezes e que, neste momento, está novamente a desaparecer.
No entanto, uns anos antes, Joss Wedon, criador de Buffy, The Vampire Slayer, cria uma série que mistura F.C. e Western. A crítica adora mas as audiências são baixas e a Fox cancela a série. Em pouco tempo, a série, Firefly, ganha uma enorme legião de fãs e, em 2005, a Universal estreia Serenity, o filme que dá fim à história de Firefly. Um filme feito para os fãs mas que agrada a um público maior.
Serenity foi um dos melhores entretenimentos de 2005. Joss Wedon realiza o filme e consegue criar, com relativamente pouco dinheiro, uma aventura de F.C. emocionante e cheia de acção, ao mesmo tempo que termina a história da série. Ao mesmo tempo, consegue apresentar as personagens e o seu universo a um público que desconhece a série.
Infelizmente, Serenity foi um filme bastante apagado no box-office. No entanto, tal como a série, o filme ganhou uma grande legião de fãs e é um dos últimos verdadeiros filmes de F.C. da década.

Em 2006, Darren Aronofsky estreia o grandioso (e dividido) The Fountain, um drama romântico que usa, de forma hábil, a F.C.. O filme divide o público e a crítica mas, para quem gostou, é um dos melhores filmes da década (para mim, um dos meus favoritos!) Não vamos dar um destaque maior ao filme (o seu próprio e merecido post) mas seria impensável não mencionar tal obra nesta nossa retrospectiva.

Sábado, vamos saltar para 2009, ano em que a F.C. voltou em força ao cinema. Foram vários os filmes do género que cativaram os entusiastas e a crítica, bem como o público em geral. O primeiro filme que vamos destacar desse ano será Star Trek, onde J.J. Abrams pega num material bem antigo e consegue dar-lhe a reviravolta necessária.

Sem comentários: