terça-feira, 5 de julho de 2011

Ciclo Harry Potter


Vários anos após a morte dos seus pais, Harry Potter começa a descobrir o seu destino. Estando ao cuidado duns tios que o odeiam, Potter é encontrado por Hagrid e levado para a escola de feitiçaria de Hoggwarts. A escola está rodeada por um pequeno mundo mágico e Harry tem agora a hipótese de desenvolver a magia dentro de si e seguir as pegadas do seu pai. No entanto, com a chegada de Potter começam também a surgir fantasmas do passado, já que o poderoso feiticeiro negro Voldemort, o assassino dos pais de Potter, está também de regresso e atrás de Harry.
Baseado nos populares livros de J.K. Rowling, Harry Potter and the Sorcerer's Stone é o início daquela que se tornaria numa das mais populares e rentáveis sagas cinematográficas de sempre. Chris Colombus, um pequeno tarefeiro de Hollywood e argumentista do fantástico The Gonnies, é o realizador de serviço e, apesar de ter certas obras duvidosas no seu curriculum, Colombus acaba por fazer um bom trabalho com o começo da saga.
No entanto, este primeiro filme é algo infantil e serve apenas de introdução às personagens e ao mundo mágico de Hoggwarts. E é esse mundo mágico que torna esta saga diferente das restantes sagas de fantasia: é um mundo credível e bastante desenvolvido e consegue apelar à imaginação de miúdos e graúdos.
Para além dos efeitos especiais e dum argumento bem escrito, o elenco é notável: Danuel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint são verdadeiras revelações e os actores perfeitos para as personagens, Richard Harris é um Dumbledor perfeito e e4stá bem acompanhado por Maggie Smith, Robbie Coltrane e pelo sempre excelente Alan Rickman, aqui na pele do dúbio Professor Snape. Destaque ainda para mais uma marcante banda-sonora de John Williams (E.T.; Indiana Jones; Jaws; Star Wars; etc.)
Um bom início para a saga, apesar do tom infantil, tom esse que vai-se perdendo com cada filme.

Classificação:
***

1 comentário:

Roberto Simões disse...

100% de acordo. Um bom filme e um óptimo começo para a saga.

Roberto Simões
» CINEROAD «