terça-feira, 12 de agosto de 2008

Get Smart - de Peter Segal (2008)

Do realizador de The Nutty Professor 2 (esse desperdício de película) e inspirado na mitíca série de culto criada pelo lendário Mel Brooks, chega-nos a versão cinematográfica de Get Smart.
Será esta versão para o grande ecrã digna da série? Mais ou menos. Enquanto que em algumas partes temos momentos dignos do material de origem (a conversa de Max com a mulher da padaria, por exemplo) encontramos outros momentos que são tipícos dascomédias de Verão recheadas de acção.
Mas o filme é 'material comestível'. Steve Carell faz um excelente Maxwell Smart, seguindo de forma honrosa as pegadas do brilhante Don Adams, e o resto do elenco está em boa forma: Anne Hatthaway é uma agente 99 mais lutadora e independente (a original era mais submissa), Alan Arkin está em excelente forma como o Chefe de Max e temos o sempre competente Dwayne 'The Rock' Johnson (que tem um bom timing cómico e é a melhor aquisição que o mundo do cinema alguma vez obteve do mundo do Wrestling, temos de o admitir, pois tem sempre uma boa dose de carisma, apesar de algumas más escolhas de filmes). Como vilão temos o grande Terrence Stamp (que este ano já o vimos em Wanted). O problema do filme é a realização preguiçosa de Peter Segal (não um realizador muito competente, mas também com um filme como The Nutty Professor 2 no curriculum!) e o argumento que poderia ser muito melhor trabalhado. Mas ajuda imenso o filme ter dito como consultor o Mel Brooks 'himself', ajudando assim a dar alguns momento bem conseguidos. O filme não é mau e muitos fãs da série irão ficar satisfeitos. Steve Carell dá aqui um bom espectáculo e, como já disse, é um grande sucessor de Don Adams (e melhor actor para o papel não poderia haver) e temos aqui gags bem conseguidos como o do Chuck Norris (esta piada deixou-me de rastos, tenho de o admitir). Apenas sofre do argumento desinspirado e da realização básica. Mas se querem divertir-se um pouco e relembrar um pouco a série (para quem a conhece. Quem não conhece, penso que está em exibição na RTP Memória, peço desculpa pela publicidade), aqui está uma boa comédia de Verão, sem ser algo de memorável e que poderia ter sido um produto genial, estando em mãos de argumentistas e de um realizador mais competentes. Mas serve para nos rirmos bem e termos um Carell show.

Sem comentários: