sábado, 5 de setembro de 2009

E o filme desta noite é...

Chinatown, de Roman Polanski (1974)
IMDB

Trailer:


Um dos grandes clássicos do cinema, Chinatown é um film-noir puro. Jake Guillis é um detective privado que é contratado para espiar um importante empresário que está envolvido na construção duma barragem nova em Los Angeles, numa altura em que a cidade está em seca. No entanto, o detective mal sabe que este é o ponto de partida para um mistério de conspiração e poder.
Roman Polanski realiza este film-noir de forma brilhante, tendo aqui um dos grandes momentos da sua fantástica filmografia. Juntando à fotografia magnífica e à enigmática banda-sonora de Jerry Goldsmith, temos ainda Jack Nicholson e Faye Dunaway em grande destaque, com interpretações soberbas e de grande qualidade. O lendário realizador John Huston dá ainda uma perninha como actor (e que grande actor, diga-se de passagem) e o argumento de Robert Towne é simplesmente um dos melhores do cinema, seguindo todas as regras dum argumento bem construído e extremamente bem escrito. Chinatown tem ainda uma revelação chocante (especialmente para altura em que estreou) e um soberbo final que ficou para a história.
Chinatown continua e será sempre um dos grandes clássicos do cinema. Obrigatório.

3 comentários:

Roberto Simões disse...

1º Aniversário do CINEROAD!
Este blogue recebeu um agradecimento especial!
Obrigado!

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Roberto Simões disse...

Por acaso ainda não vi este CHINATOWN. Fico então a aguardar a crítica.

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

The movie_man disse...

Desde já, o nosso mais sincero agradecimento pela menção honrosa no CINEROAD. Segundo, muitos parabéns e continuação de excelente trabelho, de enorme qualidade. Terceiro, este Chinatown é realmente uma obra a descobrir e aconselhamos vivamente. De manhã, aqui está o nosso comentário.

Cumprimentos e, novamente, obrigado e parabéns.