sábado, 12 de setembro de 2009

Vencedores do Festival de Veneza 2009 e a recepção noutros festivais...

Estavam 25 filmes em competição. O páis grande vencedor foi Israel com Lebanon, de Samuel Maoz. Nos campos das interpretações, Colin Firth foi premiado como melhor actor por A Single Man e Ksenia Rappoport como melhor actriz por La Doppia Ora. Na realização, quem ganhou foi Shirin Neshat, por Women Without Men. Aqui deixamos a lista completa dos vencedores.

No entanto, fora de Veneza, temos mais festivais, onde estão incuídos o de Toronto e de Telluride.
E as opiniões começam a surgir. Enquanto que Up in the Air (de Jason Reitman, com George Clooney e Vera Farmiga) começa a confirmar-se como um dos principais filmes presentes na temporada de prémios que se avizinha (onde já se falam de nomeações a Óscar para actor, realizador e argumento original, da autoria de Reitman) e enquanto que Bad Lieutenant, de Werner Herzog (com Nicolas Cage, Val Kilmer e Eva Mendes) revela ser uma fantástica surpresa (especialmente para Cage, que aqui tem o seu papel mais arriscado em anos e, segundo dizem, uma interpretação bem exagerada mas hilariante e muito boa), há outros filmes que começam a dividir ou a desiludir.
The Road, o muito aidado filme com Viggo Mortensen tem vindo a dividir opiniões, deixando muitas dúvidas sobre a sua presente nos prémios futuros. Quanto a Jennifer's Body, comédia de terror escrita por Diablo Cody e produzida por Jason Reitman, as opiniões não têm sido generosas (quanto a este título, a maior razão de expectativa seria mesmo pelo envolvimento de Cody, nada mais).
Quanto a The Men Who Stare at Goates (de Grant Eslov, com George Clooney, Ewan McGregor, Jeff Bridges e Kevin Spacey), há quem tenha saído decepcionado. Depois temos Creation, com Paul Bettany e Jennifer Connely, que também não tem sido alvo de boas opiniões.
Em breve, falaremos mais pormenorizadamente destes títulos e de muitos outros presentes em festivais importantes. Aqui fica fica uma pequena ideia (por parte de quem escreveu tal artigo) de quais serão os filmes que poderão fazer mossa nesta temporada de prémios que agora começa. E podem ter uma ideia da opinião que começa a formar-se sobre certas obras.

Sem comentários: