sábado, 14 de novembro de 2009

Sessão de culto - Inauguração

Hoje tem início esta nova rubrica, a 'Sessão de culto'.
Como o nome indica, esta 'sessão' é dedicada ao cinema de culto, passando por todos os géneros (mas com especial atenção aos géneros de terror e ficção científica, onde encontramos a maior parte dos filmes com este estatuto) e será apresentada todas as Sextas-Feiras.
Sem mais demoras, passamos ao filme que vai inaugurar esta nova rubrica...

Escape From New York (1981), de John Carpenter

Esta obra de John Carpenter ganhou, com passar dos anos, um enorme estatuto de culto (como muitas outras do cineasta). O filme teve um moderado êxito comercial e foi muito bem recebido pela crítica. Com o avançar da década de 80 e com o surgimento do VHS e com as exibições televisivas, um público mais jovem descobriu o filme e conheceu o mítico Snake Plisken, um dos maiores anti-heróis do cinema e uma das grandes personagens de Kurt Russell.

Comentário:
Passado em 1997 (na altura era um futuro próximo, hoje pode ser visto como um passado alternativo), este thriller de acção e ficção científica de Carpenter tem lugar na cidade de Nova Iorque, cidade que agora é uma espécie de prisão e considerada um dos piores lugares do mundo.
Depois do avião presidencial despenhar-se na cidade, a polícia decide recorrer a Snake Plisken, um dos mais perigosos criminosos vivos. Plisken, forçado a aceitar a missão, vai para Nova Iorque com o intuito de resgatar o presidente, juntamente com a valiosa informação que este detém.
Realizado em 1981, John Carpenter apresenta-nos um extraordinário filme de acção, com bastantes inspiração no Western (até temos o grande Lee Van Cleef) e com um dos grandes anti-heróis do cinema: Snake Plisken, muito bem criado por Kurt Russell. Para além disso, Carpenter junta um fantástico elenco (Ernest Borgnine, Adrienne Barbeau, Harry Dean Stanton, Donald Pleasence), com excelentes sequências de acção, uma banda-sonora cativante (da sua autoria) e apresenta-nos uma visão do futuro (na altura) bastante assustadora, com algumas ideias que hoje em dia podem ser muito comparadas com a realidade (por exemplo, o avião presidencial chocar contra uma das torres gémeas).
Uma das melhores obras de Carpenter, um dos melhores momentos de Kurt Russell e um dos melhores filmes apocalípticos já feitos, bem merecedor do estatuto de culto que hoje tem.

Sem comentários: