domingo, 24 de janeiro de 2010

Já vimos...

Up in the Air, de Jason ReitmanUm drama cómico sobre um homem cuja profissão exige que seja frio e impessoal, algo que acaba por dominar a sua vida. No entanto, duas pessoas entram na sua via e poderão mudar o seu estilo de vida que tanto aprecia.
Jason Reitman regressa à realização depois de Juno e traz consigo George Clooney no papel da sua carreira (depois do brilhante Michael Clayton). A interpretação de Clooney está fantástica, conseguindo divertir como emocionar o espectador, apresentando um homem que pensa ter controle sobre a sua vida solitária.
Ao lado de Clooney temos a sempre excelente Vera Farmiga e a novata Anna Kendrick, senda esta a revelação do filme. Por outras palavras, Reitman traz ao espectador um trio de protagonistas fantásticos e em excelente forma (e sim, Clooney merece um Óscar).
A realização de Reitman é exemplar e muito bem conseguida, provando que temos aqui um dos novos grandes realizadores e que o futuro é muito prometedor.
Destaque para a fantástica banda-sonora, algo a que Reitman já nos está a habituar, e ao delicioso e tocante argumento, da autoria de Reitman e de Sheldon Turner (vencedores do Globo de Ouro nesta categoria).
Up in the Air é uma das grandes apostas para os próximos Óscares e merece a presença e o reconhecimento (o prémio de Melhor Filme deveria ser dividido entre The Hurt Locker, Inglourious Basterds e este Up in the Air, honestamente).
Obrigatório.

2 comentários:

Tiago Ramos disse...

Nas Nuvens é um bom filme - sensível e humano - que não deixa de ser extremamente sobrevalorizado à face de todos os prémios e nomeações que tem conseguido, mas que se torna perfeitamente compreensível. A situação actual - ainda mais a norte-americana - é a mesma de Up in the Air. Chegou na altura certa e com isso Jason Reitman soube ser inteligente. É dramático, comovente e veraz, mas não deixa de ser um feel good movie, mesmo nos desfechos mais tristes.

Berto disse...

Percebo porque foi tão bem recebido, já que tem como pano de fundo um dos principais problemas actuais que é o desemprego e a forma como afecta tanta gente, o pessoal dos prémios e festivais adora isso. :)

No entanto não é esse o foco do filme. Up in the air foca-se na personagem interpretada pelo George Clooney e no seu desejo de mudança duma vida que ele escolheu e aparentemente adora e se sente bem. E acaba por ser um óptimo espelho de como nós queremos viver a nossa vida e que escolhas podemos, queremos e devemos fazer. Dá que pensar.

Queria destacar a performance do Goerge Clooney, muito subtil, contido mas muito realista. Ah também adorei a forma como o Jason Reitman destrói um dos clichés mais usados nos filmes românticos (a ida de Clooney a Chicago) brilhante. Gostei daquele desfecho bastante melancólico e um pouco triste (depende do ponto de vista) e que vai um pouco contra o que o espectador espera ao longo do filme.