sábado, 16 de janeiro de 2010

Sessão de Culto #7

Strange Days (1995), de Kathryn BigelowRealizado em 1995, Strange Days tem lugar na passagem do ano 1999 para o ano 2000, numa altura em que se falava muito sobre o final do mundo com tal passagem. Situado numa Los Angeles em motim, devido à morte dum rapper polémico, a cidade está também rodeada de corrupção policial. No meio de tudo está o ex-polícia e agora traficante de ruas (não de drogas mas de memórias, capturadas e colocadas no mercado através dum inovador aparelho, S.Q.U.I.D.) Lanny Nero (Ralph Fiennes).
Kathryn Bigelow realiza este thriller de F.C. escrito e produzido por James Cameron (já seu ex-marido na altura), e apresenta-nos um filme muito bem conseguido, original, cheio de mistério, tendo ainda tempo de retratar uma realidade que não está ssim tão longe.
Fiennes (que colaborou novamente com Bigelow em The Hurt Locker) é acompanhado por Angela Bassett, Julliette Lewis, Tom Sizemore, William Fitchner, Vincent D'Onofrio e Michael Wincott.
Strange Days foi um flop na altura da estreia e dividiu a crítica. No entanto, com o passar dos anos, estabeleceu-se um fenómeno de culto dedicado à obra. Um dos melhores filmes da década de 90, que merece ser (re)descoberto.

1 comentário:

Sam disse...

Obra fabulosa! Também nunca compreendi porque não obteve maior reconhecimento.

Um genuíno filme de culto.

Cumps cinéfilos.