quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Retrospectiva F.C. #55

A.I. - Artificial Intelligence, de Steven Spielberg

Stanley Kubrick faleceu em 1999 e o seu último filme foi Eyes Wide Shut. Spielberg, grande apreciador do cineasta e um excelente contador de histórias decidiu pegar numa ideia de Kubrick que o realizador nunca havia conseguido levar ao ecrã e fê-lo, de forma a poder mostrar ao mundo a ideia de Kubrick ao mesmo tempo que lhe fazia uma dedicada e honesta homenagem. O resultado é este A.I. - Artificial Intelligence, um filme que é tanto de Spielberg como de Kubrick, com vários elementos de ambos os cineastas. O filme foi um flop nas bilheteiras americanas mas é uma grande história sobre um rapaz robot que ganha sentimentos humanos e decide procurar os seus pais.
Com excelentes efeitos especiais, um bom elenco, uma boa realização e com uma visão algo original e triste do futuro, A.I. é uma das primeiras grandes obras de F.C. do novo milénio e um filme que deveria ser recordado mais do que é. Uma obra algo incompreendida vinda de duas das maiores mentes do cinema.

Amanhã continuamos com Steven Spielberg e o seu Minority Report, de 2003.

2 comentários:

Sam disse...

Permanece como uma das maiores desilusões que Spielberg me proporcionou.

Talvez o facto de saber que este era um projecto de Kubrick tenha influenciado a minha opinião, mas não consigo gostar de A.I.

Agora, o MINORITY REPORT já é outra "história"... :)

The movie_man disse...

Gosto bastante deste A.I. mas Minority Report é um favorito meu, sem dúvida.