quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Retrospectiva F.C. #63

Inception, de Christopher Nolan

2010. O ano começa com Avatar no topo do mundo, a ser nomeado para vários prémios e a dar um maior impulso aos filmes apresentados em 3D. No entanto, desde o Verão de 2009 que a Warner andava a publicitar uma das suas grandes apostas para o Verão seguinte, através dum Teaser Trailer bastante enigmático e apelativo dum filme que tem o título Inception. Trata-se do novo filme de Christopher Nolan, que o realizador anda a preparar desde 2000.
O filme tem uma premissa interessante: entrar no sonho das pessoas, altura em que estas estão mais vulneráveis, e roubar-lhes ideias e segredos. É a nova forma de executar roubo empresarial. Quando é pedido a Dom Cobb, um perito na área e fugitivo internacional, é contratado para entrar nos sonhos dum executivo poderoso, o seu maior desafio começa.
Nolan mistura acção com filme de roubo e F.C., nesta obra complexa e inteligente, muito bem pensada e executada. Inception é o blockbuster inteligente e obriga o espectador a dedicar toda a sua atenção ao filme, sendo que uma única linha de diálogo pode ser importante para a compreensão do filme. Auxiliado por um elenco de luxo e em grande forma, liderado por Leonardo DiCaprio, e por uma banda-sonora poderosa, Inception é um dos maiores êxitos de 2010 e uma obra que terá um lugar importante no género de F.C.

Muita coisa está para vir para a F.C.. Agora em 2011 temos TRON: Legacy, a razão desta nossa retrospectiva, Super 8 (de J.J. Abrams), The Source Code, entre outras obras de F.C. que poderão ganhar o seu canto especial neste género tão amado e, muitas vezes, incompreendido pelo grande público.

Espero que tenham gostado desta nossa retrospectiva. Foram 63 filmes que aqui apresentámos, ao longo destes dois meses, onde tive (finalmente) a oportunidade de descobrir algumas obras importantes para o género e, pessoalmente, foi interessante fazer esta viajem pela história da F.C. no cinema. É certo que muitos filme simportantes ficaram de lado, infelizmente, mas haverão outras oportunidades para os descobrir e aqui comentá-los. Espero que tenham gostado.

1 comentário:

Gema disse...

Inception para mim é o filme do ano - adorei e não tenho palavras para o descrever.
Espero que ganhe os óscares - o que duvido, infelizmente.
Bjs