sexta-feira, 10 de julho de 2009

Brüno, de Larry Charles (2009)

Brüno é um modelo homossexual austríaco bastante famoso no seu país. Com um acontecimento vergonhoso, o modelo perde a sua popularidade no seu país natal e decide partir para os Estados Unidos à procura de fama, acompanhado apenas pelo assistente do seu assistente, Lutz. Chegado aos E.U.A., Brüno tudo fará para deixar de ser homossexual e para tornar-se a maior estrela austríaca desde Hitler.
Três anos após o muito polémico (no entanto super aclamado) Borat, Sacha Baron Cohen e Larry Charles (realizador de Borat; Religulous e de episódios de Seinfeld e Curb Your Enthusiasm) regressam ao que é conhcido como comédia-choque. Brüno é um falso documentário, onde Baron Cohen apanha pessoas desprevenidas, em situações aparentemete reais, e coloca-as perante ocasiões contragedoras. No entanto, mesmo com o criar de situações exageradas e degradantes, consegue mostrar um lado da América algo chocante e perturbador, sendo esse um dos verdadeiros objectivos do filme: entreter, chocar e mostrar realidades estranhas e perigosas.

Sacha Baron Cohen está, uma vez mais, brilhante dentro da sua personagem, que interpreta de corpo e alma, como já o havia feito em Borat.
Brüno é a comédia mais polémica do ano e um dos melhores exemplos de comédia de 2009, provando de novo que Baron Cohen é um dos melhores comediantes mundiais do momento.

O melhor: a entregar de Baron Cohen à sua prsonagem e as situações arriscadas em que se envolve (mais arriscadas do que Borat).

O pior: o facto da comédia de Baron Cohen começar a tornar-se algo mais comercial, após o êxito de Borat, que torna-se evidente pela cena final (que, mesmo assim, está bem conseguida).

Sem comentários: