quarta-feira, 22 de julho de 2009

Duplicity - Dupla sedução, de Tony Gilroy (2009)

Um ex-agente do MI-6 e uma ex-agente da CIA envolvem-se num jogo de intriga e enganos ao envolverem-se com duas compnhais rivais. Quando uma das companhias revela que está prestes a desenvolver e a lançar um novo produto revolucionário, a empresa rival e os dois ex-agentes entram numa corrida contra o tempo para desvendarem esse mistério. No entanto, o par de protagonistas sente-se dividido entre o dever e o romance entre eles.
Duplicity é um 'Heist Movie' da autoria de Tony Gilroy, argumentista e realizador de Michael Clayton. Gilroy aqui apresenta-nos um ligeiro e inteligente filme de espionagem e comédia, onde aproveita para dar um aspecto cómico à real rivalidade entre empresas. Clive Owen e Julia Roberts são os protagonistas de serviço e estão extremamente competentes, com uma brilhante quimíca, e bem secundados por Tom Wilkinson (já anterior cúmplice de Gilroy em Michael Clayton) e pelo não menos brilhante Paul Giammati. Na verdade, uma das sequências mais bem conseguidas e cómicas do filme envolve os dois secundários, durante os créditos iniciais do filme.
Gilroy consegue criar um argumento inteligente e com diálogos deliciosos, apresentando uma trama onde nada é o que parece e que acaba por surpreender o espectador ao longo do filme.
Duplicity é um excelente thriller adulto e um bom escape aos blockbusters do momento.

O melhor: Os quatro actores principais, os diálogos inteligentes, a luta inicial e a surpresa final.

O pior: O thriller adulto não ser alvo de grandes audiências nas salas de cinema, actualmente.

Trailer:

Sem comentários: