quarta-feira, 22 de julho de 2009

The Proposal - A proposta, de Anne Fletcher (2009)

Uma poderosa editora de livros, Margaret, encara a possibilidade de levar deportada para o seu país de origem, o Canadá, perdendo assim o emprego. No entanto, decide anunciar o seu casamento com o seu assistente, Andrew. Verificando que a relação entre ambos e o futuro casamento trata-se apenas duma forma de evitar ser deportada, a empresa contrata um perito para provar tal facto. E o 'casal' decide fazer de tudo para provar o contrário, passando o fim-de-semana na terra natal de Andrew, para o 90º aniversário da sua avó onde, eventualmente, anunciarão o casamento.
Sandra Bullock regressa à comédia romântica acompanhada de Ryan Reynolds. O par de protagonistas tem quimíca e o filme tem bons secundários (Mary Steenburgen, Craig T. Nelson) e o filme tem bons momentos de comédia. No entanto, o argumento não dá espaço para desenvolver as personagens correctamente e começa a ser forçado a partir duma dada altura, perdendo muita da sua graça para o final e decidindo apresentar-nos situações sem moriginalidade e algo ridículas. E nesa altura, apenas podemos contar com a dupla de actores para salvar o filme, o que consegue, dentro dos possíveis.

A realização de Anne Fletcher (que antes tinha-nos trazido o fraco Step Up, com o terrível Channing Tatum) é uma realização fraca e sem faísca, o que talvez fosse o necessário para ajudar a salvar a última parte do filme.

Apesar de tudo, The Proposal é uma divertida comédia romântica, com um bom regresso de Bullock ao género e com um Ryan Reynolds em boa forma, onde não se pode esperar mais que isso.

O melhor: A dupla Bullock/Reynolds e a primeira parte do filme.

O pior: A segunda parte forçada e cheia de clichés e a personagem da avó (que ao início é engraçada mas que, para o fim, torna-se uma personagem algo ridícula e extremamente mal conseguida).

Trailer:

Sem comentários: