quarta-feira, 22 de julho de 2009

Harry Potter and the Half-Blood Prince, de David Yates (2009)

As forças inimigas estão cada vez mais fortes e pretendem entrar no reino de Hogswarth o mais breve possível. Entretanto, os soldados de Voldemort conseguem, encontrar alguém que possa levar avante o seu plano. Enquanto isso, Harry Potter e os seus amigos conhecem o amargo sabor dos desgostos amorosos da adolescência enquanto depara-se com uma missão que o levará a descobrir terríveis segredos do passado e com um misterioso livro pertencente ao Princípe misterioso.
Este é o sexto ano de Harry Potter em Hogswarth, ou seja o sexto filme da saga (faltam dois filmes). O ambiente torna-se cada vez mais sombrio e o perigo aumenta. No entanto, David Yates (que realizara o filme anterior) decidiu partir para uma abordagem mais ligeira neste filme. Um dos principais destaques no filme são os desgostos dos protagonistas e os vários desenlaces amorosos dos mesmos, enquanto que, por vezes, a trama principal fica algo de lado. O aspecto mais adulto e pesado que deveria ter (como acontecia nos três filmes anteriores, à medida que a saga torna-se cada vez mais violenta e obscura) é substítuido pela comédia e pelas tramas românticas. No entanto, tudo isso acaba quando chegamos à recta final do filme, onde o tom sombrio regressa e onde algo de extremamente importante acontece, deixando um final totalmente em aberto, para aquela que será a aventura final de Potter (aventura essa dividida em dois filmes). Quanto ao trio de protagonistas, estão cada vez mais confortáveis nos seus papéis (pudera, já os fazem há oito anos) e conseguem captar a atenção do espectador, algo que seria de esperar.

Harry Potter and the Half Blood Prince é um bom filme da saga Potter (embora muita gente esteja a ficar desiludida pelo filme) e um bom teaser para o que está para vir. Só é pena a troca do aspecto pesado e sombrio pela comédia e romance.

O melhor: o trio de actores está cada vez melhor, os efeitos especiais e o bom entretenimento que proporciona.

O pior: o filme estar mais leve que os anteriores, quando a história pede exactamente o contrário.

Trailer:

Sem comentários: