domingo, 26 de julho de 2009

Retrospectiva Clint Eastwood - O regresso à América

Após as suas aventuras pela Europa, mais precisamente pela Itália e com uma curta passagem por França, Clint Eastwood regressou ao seu país natal: os Estados Unidos.
Determinado a fazer carreira no seu país de origem, depois do êxito a nível global com a trilogia dos dólares, onde foi dirigido pelo seu primeiro mestre da arte da realização, Sergio Leone, Eastwood optou por fazer três filmes, cada um de género diferente.
O segundo filme ( e o mais marcante nesse ano para o actor) a ser distribuído foi Coogan's Bluff, um western moderno, onde o actor é um marshall que deve partir para Nova Iorque em trabalho, para escoltar um perigoso criminoso. O filme trata-se dum western passada na década de 60, dá uma nova personagem dura a Eastwood mas, desta feita, com um certo tom cómico, dando uma certa leveza à personagem. Coogan's Bluf marca o sair de Eastwood do velho oeste, trocando pela moderna selva urbana da Grande Maça. O filme marca também a carreira do actor duma forma que ainda não imaginava: Eastwood é dirigido pela primeira vez por Don Siegel, que colaboraria mais vez com o actor e tornar-se-ia o segundo mestre da realização.

No entanto, cerca de dois meses antes, tinha sido lançado Hang' Em High, o regresso de Eastwood ao velho oeste. Desta feita, a sua personagem tem um nome e aparenta ser um indivíduo pacato, até ser cercado por um grupo de cowboys que o acusam injustamente do homícidio duma pessoa, deixando-o à morte, enforcado. Após ser salvo e depois do ser seu nome ser limpo, volta a fazer a sua profissão antiga, ajudante de sheriff, para poder encontrar os homens que o condenaram injustamente. O filme é realizado por Ted Post, que voltaria a colaborar mais tarde com Eastwood, e é o consolidar do actor no género, desta vez nos Estados Unidos.

Após o seu regresso ao western puro e duro, o seu próximo filme a ser lançado é Where Eagles Dare, uma co-produção americana e britânica onde Eastwood era cabeça de cartaz juntamente com o popular Richard Burton. O filme trata-se duma aventura passada na Segunda Guerra Mundial, onde um pequeno grupo de soldados tem uma perigosa missão. Eastwood é o soldado americano, assassino profissional e companheiro de armas de Burton. O filme foi lançado primeiro no Reino Unido, em 1968, e depois lançado no território americano no ano seguinte. Marcou uma oportunidade para Eastwood de não carregar o filme totalmente às suas costas e de sair um pouco do género do western. No entanto, a sua personagem continua a ser de poucas palavras e mais acção.

Em Outubro de 1969, estreia Paint Your Wagon (falamos já desta obra, já que não tivemos oportunidade de a ver, infelizmente), onde Eastwood contracena com Lee Marvin, outro dos grandes durões do cinema. No entanto, os dois homens de barba rija não colaboram num portentuoso filme de acção mas sim num western de comédia onde, tanto Eastwood como Marvin, cantam. Para juntar às músicas e à comédia, o filme trata-se também dum romance. Eastwood teve aqui uma oportunidade de mostrar ao público que também poderia fazer filmes mais ligeiros, . No entanto, o filme foi um fracasso de bilheteira, o que levaria Marvin e Eastwood aos géneros que os marcavam mais no cinema: acção e westerns.

A seguir: Two Mules For Sister Sara e Kelly's Heroes (1970)

Sem comentários: