sexta-feira, 10 de julho de 2009

A Ressaca - The Hangover, de Todd Phillips (2009)

Doug está prestes a casar-se. Pronto a dar o nó, decide ter a sua despedida de solteiro com Phil e Stu, os seus dois melhores amigos, e Allan, o estranho irmão da sua noiva. O destino é Las Vegas, local habitual para esse tipo de festas. No entanto, após uma noite (aparentemente) de loucos, Phil, Allan e Stu acordam, rodeados de situações estranhas, e não sabem onde Doug está. O pior é que não tem qualquer tipo de recordação da noite anterior, noite essa em que Doug, o noivo, desapareceu. Cabe agora aos três amigos encontrarem o noivo antes do casamento e recordarem-se de todos os acontecimentos da noite anterior.
Todd Phillips, realizador de Road Trip; Old School e Starsky & Hutch, regressa com este The Hangover. E regressa com o seu trabalho mais sólido e mais bem conseguido (apesar das suas obras anteriores serem boas comédias). Phillips foge do convencional, ao preparar o público para o que, aparentemente, seria mais um filme sobre uma despedida de solteiro em Las Vegas e consegue surpreender-nos, dando-nos os acontecimentos após tal festa e as suas várias consequências. O argumento (que contém muita improvisação por parte do elenco, por desejo de Phillips) é bastante inteligente, proporcionando ao espectador uma comédia com pés e cabeça aos mesmo tempo que acaba por ser um filme de investigação (nós vamos descobrindo a verdade sobre a noite passada juntamente com os protagonistas). A nível de elenco, os três actores principais estão fabulosos, com uma quimíca fantástica e um timing cómico hilariante. Bradley Cooper confirma-se cada vez mais uma futura estrela, Ed Helms sai dos seus papéis secundários (The Office US; Night At The Museum 2) e ganha destaque e o estreante (no cinema, já que trata-se de um comediante de stand-up) Zach Galifianakis poderá ser uma das grandes próximas estrelas da comédia americana.

The Hangover é exactamente o que promete: um filme hilariante, do início ao fim, com uma temática mais adulta, com um trio de actores em grande forma e revela-se uma comédia inteligente.

O melhor: o trio de actores protagonistas, o chinês mafioso, Mike Tyson e o desenrolar da trama.

O pior: A perda de gás no final (que é recuperada com as fotografias finais, algo genial).

Sem comentários: