sábado, 21 de novembro de 2009

Sessão de Culto #2

The Blair Witch Project (1999), de Daniel Myrick e Eduardo Sánchez

Em 1999, um pequeno filme independente conseguiu utilizar a internet para criar uma campanha de marketing inacreditável: anunciar que três jovens estudantes desapareceram e que as suas últimas filmagens iriam agora passar nos cinemas.
Conseguindo convencer quase todos de que o que se via era realidade, o filme começou a ganhar uma popularidade imensa e tornou-se num verdadeiro fenómeno de popularidade. Na altura em que teve uma exibição nacional nos Estados Unidos, tornou-se no filme independente mais rentável de sempre e, pouco tempo depois, iria conquistar o mundo.
The Blair Witch Project tornou-se num verdadeiro fenómeno cultural e de popularidade (curiosamente, dez anos depois acontece o mesmo com Paranormal Activity, que estreia entre nós a 3 de Dezembro) e tornou-se num dos grandes filmes de culto dos nossos tempos.
Apesar duma sequela inferior (mas injustamente mal recebida, sendo melhor do que parece), este primeiro filme é uma obra fantástica e arrepiante, com um sabor a baixo orçamento que dá um toque especial à obra.
Um dos melhores filmes de terror da última década que, quer se adore quer se odeie, não será esquecido.

1 comentário:

O Cara da Locadora disse...

Realmente revolucionou a forma de se fazer terror... É um filme assustador do início ao fim...

E eu tambpem concordo que a sequencia tem seus méritos..